Conheça os equipamentos mais utilizados na mineração

Os equipamentos utilizados na mineração são fundamentais para assegurar que todos os processos do ramo sejam efetuados com sucesso. Assim como em muitas empresas, esses mecanismos são aplicados de acordo com as etapas que a mineração envolve, desde a extração, beneficiamento e o transporte do minério.

Você conhece quais são esses equipamentos e em qual etapa da mineração nós utilizamos? Hoje eu irei te contar um pouco e muito mais sobre esse tema tão recorrente.

Principais Equipamentos usados na lavra

Em primeiro lugar, a lavra é o conjunto de operações a fim realizar o aproveitamento industrial da jazida, passando pela explosão das rochas, extração do minério até o seu beneficiamento.

Do mesmo modo, os equipamentos utilizados dependem de cada operação que é realizada durante todo o processo, a seguir eu te explico melhor quais são eles…

Mecanismos para a preparação e o decapeamento

Então, a preparação do terreno para início das operações de lavra, em uma pedreira, constitui uma fase muito importante para o bom andamento dos futuros trabalhos de desmonte da rocha.

Dessa forma, é nessa fase, é importante se preservar parte do solo removido para posterior recuperação da área degradada pela lavra. Nesse sentido, é recomendável que seja reservada uma área para estocagem de solo durante o planejamento das operações.

Além disso, os equipamentos que são normalmente utilizados no processo de decapeamento em pedreiras incluem: tratores de esteira, carregadeiras frontais, escavadeiras e caminhões.

Carregadeiras Frontais. Fonte: Reprodução.

Equipamentos de perfuração

Antes de tudo, as operações de perfuração das rochas na lavra de pedreiras são de extrema importância para o sucesso do desmonte, e cada equipamento apresenta melhores resultados de furação com um diâmetro bem determinado de furo.

Ainda assim caso você não saiba, o mecanismo de perfuração atualmente no mercado consiste em marteletes manuais para serviços pequenos e leves e carretas de perfuração sobre pneus ou esteiras para serviços de vulto e pesados. Em outras palavras a escolha do equipamento vai depender do volume a ser desmontado em um prazo determinado.

Da mesma forma, outra ferramenta que também é muito utilizada é a perfuratriz. As perfuratrizes são equipamentos que servem para perfurar, principalmente, as rochas em etapas das operações minerárias.  Ou seja, esse tipo de ferramenta pode ser utilizada tanto em aplicações em lavra a céu aberto quanto na lavra subterrânea.

Leia também: Lavra a céu aberto: conheça esse método e 10 incríveis minas pelo mundo!

Leia também: Lavra a céu aberto: conheça esse método e 10 incríveis minas pelo mundo!

Perfuratriz. Fonte: Reprodução.

Quer uma dica?  Confira o nosso artigo sobre perfuratriz e saiba mais sobre essa ferramenta tão utilizada na perfuração.

Perfuratriz: conheça um pouco sobre esse equipamento essencial na mineração.

Equipamentos para o desmonte de rochas

Primordialmente o desmonte de rochas é uma das operações unitárias mais importantes da atividade de lavra, que consiste em realizar a ruptura de superfícies rochosas por meio de explosivos que são dispostos em furos verticais ou inclinados.

Os equipamentos utilizados nessa etapa devem ser muito bem manuseados, pois a detonação das rochas se torna um trabalho extremamente arriscado caso o profissional de blaster não se atente às falhas e todas as operações que envolvem esse tipo de trabalho.

Afinal de contas o desmonte é realizado tradicionalmente por meio de explosivos. O tipo de explosivo a ser utilizado e a qualificação da equipe de desmonte são, por exemplo, fatores relevantes para o sucesso do desmonte, mas, as condições geológicas têm papel fundamental e sempre devem ser consideradas no projeto. Os explosivos podem ser divididos em dois tipos:

Explosivos Primários:  são extremamente sensíveis ao estímulo, tal como impacto, fricção, calor, percussão, ou fontes eletrostáticas de inicialização de sua detonação e por conta disso são utilizados como iniciadores de cargas dos explosivos secundários.

São todos aqueles materiais utilizados nos processos de iniciação dos explosivos propriamente ditos (são os que acionam os explosivos secundários): espoletas, cordéis detonantes, boosters, etc.

Explosivos Secundários: São menos sensíveis, mais estáveis e largamente usados em uma maior variedade de aplicações. Exemplos de explosivos secundários incluem o TNT e o RDX.

Explosivo Secundário. Fonte: Reprodução.

Carregamento e transporte

Conforme você acompanhou nesse artigo e agora finalmente conhece os equipamentos que utilizamos no desmonte das rochas, chegamos na etapa final do processo. Dessa forma o carregamento e transporte em pedreiras, tradicionalmente, é feito com o sistema carregadeira frontal/caminhão. Ao mesmo tempo, existem outras opções de equipamentos para o carregamento que incluem pás-carregadeiras (shovels) ou escavadeiras.

O transporte por caminhão vai desde a frente de lavra, até a unidade de britagem e depois para o mercado consumidor.

Escavadeira. Fonte: Reprodução.

Um bônus para você: Mecanismos usados na britagem

Com certeza você deve saber sobre isso, mas já que eu te contei sobre os equipamentos das outras etapas, irei te contar um pouco sobre a fase de britagem.

Os mecanismos de britagem são de extrema importância para pedreiras, mineradoras, portos de areia, concreteiras, construção civil, entre outros segmentos, pois fazem parte do sistema de funcionamento dessas indústrias.

Esses equipamentos têm inúmeras funções em áreas específicas, uma vez que a linha de equipamentos de britagem instalada em ambiente industrial é usada em muitos processos, como escoamento, transporte, separação e fragmentação.

Nesse sentido, destacam-se como equipamentos de britagem as seguintes máquinas:

  • Alimentadores vibratórios;
  • Britadores cônicos e girosféricos;
  • Britadores de mandíbulas;
  • Calhas vibratórias;
  • Filtros de manga;
  • Moinhos de martelo;
  • Peneiras desaguadoras;
  • Peneiras vibratórias;
  • Silos de armazenagem;
  • Tambores secadores;
  • Transportadores de correia;
  • Hidrociclones.

Conclusão

Enfim, neste artigo apresentei para você os principais equipamentos utilizados nas operações de lavra, focando na preparação do processo, na perfuração do maciço rochoso, no desmonte da rocha com explosivos e no carregamento e o transporte do minério desmontado à unidade de britagem.

Gostou do conteúdo?

Por fim tenho uma sugestão para você, continue acessando o nosso blog e fique por dentro dos nossos outros artigos. Além disso, sempre que tiver qualquer dúvida, não se esqueça de entrar em contato conosco pelo número 71 9999-1917.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *