PROSPECÇÃO MINERAL: SAIBA MAIS SOBRE

Quando falamos sobre a prospecção mineral, sabemos que ela é uma parte de suma importância na engenharia de minas e na geologia. Precisamos dela antes do início da atividade minerária. Caso não saiba o que é prospecção mineral, pode ficar tranquilo. Hoje, explicaremos a sua definição, como é feita e quais são seus principais métodos.


Mas o que é, afinal, a prospecção mineral?

Antes de mais nada, podemos dizer que a prospecção mineral é definida por variadas atividades voltadas para a definição de alvos que possuam a viabilidade de aproveitamento econômico, além de sua exploração. Então, com isso ficamos sabendo que essa prospecção serve como escolha de áreas com maiores potenciais geológicos com fins de produção e também de melhores alvos.      

Se você reparar em todas as etapas do processo minerário, essa é, sem dúvida alguma, a etapa de menor custo e de enorme risco. Já que é na prospecção minerária que iremos decidir os melhores alvos de uma área para que haja o mapeamento com grandes detalhes, dando o passo para que ocorra, também, uma possível geofísica e/ou sondagem.


Como é realizada essa prospecção?


Antes de tudo, temos como primeira etapa da prospecção mineral, a preparação, onde um geólogo vai definir as formações e rochas voltadas à possibilidade de concentração. Essa preparação para a atividade da prospecção minerária, é uma espécie de pesquisa geográfica com início de estudos de mapas geológicos e geofísicos. É importante também que se tenha uma conversa com a população habitante da área. 

Nesse sentido, é importante que no início, seja verificado se há dados geológicos e topográficos da região para facilitar na interpretação de dados, caso não tenha, o geólogo responsável terá que fazer os mapeamentos importantes. Sabendo que a principal ideia da prospecção é demonstrar a melhor área sobre um minério específico, então devemos fazer a análise sobre os quais tipos de rocha poderão ser fonte do mineral desejado. Contudo, quando já temos minas ou ocorrências, podemos utilizá-las como fonte sobre possível posição das jazidas.

Logo depois disso, passamos para o trabalho de campo, que inicialmente é realizada por visitas feitas por veículos ou a pé. Portanto o objetivo disso é criar uma espécie de costume, examinando as ocorrências já conhecidas, juntamente com afloramentos, taludes etc. Por fim, precisamos realizar o envio para a ANM sobre o relatório final de pesquisa mineral. Temos um artigo voltado para esse tema, você pode conferir clicando aqui.

Quais são os principais métodos de prospecção mineral?


Então, a prospecção mineral possui métodos para realização de interpretações, algum deles são considerados “padrões” de todo o processo da prospecção realizada.

  • Prospecção Geofísica: Primeiro temos a Prospecção Geofísica, essa prospecção utiliza dados geofísicos em variados equipamentos, assim, temos os mapas magnéticos, diferença de densidades superficiais e o emissor de partículas radioativas. Já a Prospecção geoquímica, estuda as características químicas das rochas.
  • Levantamento de Campo: Em seguida tem-se o Levantamento de campo onde é considerado o melhor método de custo-benefício. Os geólogos realizam a coleta de dados em pequenos pontos de corte de estrada, em áreas onde a mineração já se iniciou ou afloramento.
  • Sondagem: Por último, temos o método mais comum de prospecção, a Sondagem, que é utilizada na perfuração de rochas e servindo para retirar a “amostragem” e realizar os estudos.

Conclusão

Como explicamos anteriormente, sabemos que existem outros diversos métodos de prospecção mineral, então o necessário é que esses métodos sejam usados em total conjunção para obter melhores dados. 

Com isso, as etapas da prospecção ficam mais claras possíveis, onde iniciamos a pesquisa bibliográfica, e iremos fazer a busca dos tipos de ocorrência e estudos já disponíveis dessa área. É feita também uma checagem de imagens de satélites, que isso servirá nos processos de interpretação, além da confecção do mapeamento geológico, a fim de constatar e identificar rochas, minerais e outras características importantes da região.

A questão do uso da geofísica terrestre também entra em questão dentro da etapa, além da sondagem rotativa. Após todo esse processo, devemos enviar para a ANM o relatório final de pesquisa mineral. Qualquer pessoa está apta para pedir o requerimento de pesquisa de uma área, a menos que ela não realize atividades de mineração.


Você conseguiu assimilar sobre o que é prospecção mineral, além de seus métodos até como é realizado? Caso haja dúvidas, estaremos disponíveis no WhatsApp para saná-las. Somos uma empresa de Consultoria na Mineração e Petróleo, focada em pequenos e médios negócios. Nosso grande objetivo é desenvolver soluções no setor da mineração e petróleo, realizando projetos de impacto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *