RAL: O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA DECLARAR

O que é o RAL?

Em primeiro lugar, o Relatório Anual de Lavra é um documento que deve ser entregue anualmente à ANM constando dados de todas as operações realizadas na mina no ano base. Assim sendo, o Relatório deve conter uma série de informações, você encontra todas elas no nosso artigo RAL: o que é, prazos e como fazer.

Qual a importância do Relatório?

Então, é importante saber que o RAL deve conter todas as informações das atividades mineradoras, esses dados por sua vez, contribuem para evitar fraudes. Isso porque pode ser comparado o que foi declarado no RAL e na Receita Federal e avaliar se há ou não inconstâncias.

Aliás, não esqueça que a não entrega do RAL ou entrega fora do prazo se encaixa como infração à legislação mineral. Isso pode resultar em uma multa de aproximadamente R$ 3.421,06, portanto não deixe de entregá-lo.

Por que não deixar para fazer o RAL próximo da data de entrega?

Eventualmente, muitas pessoas acabam por acreditar que por ter um prazo relativamente grande para o preenchimento do requerimento é mais confortável deixar para fazer próximo a data limite.

Nesse meio tempo é que muita gente acaba passando por problemas que poderiam ser evitados se tivessem se planejado melhor e enviado com antecedência.

Imagine que você pensa dessa forma: ‘’falta muito tempo ainda, posso preencher o RAL mais tarde’’. Tudo bem pensar assim, mas muitas pessoas também estão pensando dessa forma.

Do mesmo modo, na data próxima do limite muitas pessoas vão utilizar a plataforma para preencher. Dessa forma vai ocorrer uma superlotação na página, possivelmente deixando-a mais lenta e até travando. Ou seja, para não ter dor de cabeça, se organize para enviar antes do prazo previsto.

Como a Cristal pode te ajudar?

A Cristal Jr é uma empresa de consultoria com mais de 17 anos de mercado. Atuamos com soluções na área de mineração para empresas de pequeno e médio porte. Realizamos a emissão do RAL além de outros serviços que você pode verificar clicando aqui.

Se você tem uma pedreira, ou outra empresa no ramo da mineração, não deixe de nos contatar. Não deixe para depois, entre em contato conosco para garantir seu Relatório Anual de Lavra!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *