A área das engenharias é extremamente ampla, sendo composta por cursos focados nos mais diversos elementos. Um destes elementos é o petróleo, que consiste em um recurso natural não renovável certamente conhecido por você. Mas você conhece a importância da atuação de um engenheiro de petróleo em sua cadeia produtiva?
O que é Engenharia de Petróleo?
Sabemos que o petróleo é uma substância líquida oleosa, de origem fóssil, encontrada no subsolo terrestre. Ele é composto principalmente de hidrocarbonetos, os quais são moléculas formadas por átomos de hidrogênio e carbono, e pode ser extraído através de perfuração de poços de petróleo. É uma das principais fontes de energia do mundo, além de ser utilizado na produção de combustíveis, plásticos, produtos químicos, lubrificante, entre outros.
A indústria do petróleo é segmentada em basicamente duas fases: Upstream e Downstream. No que tange a engenharia de petróleo, ela é, em resumo, um ramo da engenharia que se dedica à exploração, produção e processamento de petróleo e gás natural, denominado upstream.
Já o Downstream, se concentra nas atividades de refino, distribuição e comercialização. Cabe destacar que o gás natural é uma mistura de hidrocarbonetos leves que se encontra em reservatórios subterrâneos, frequentemente associado ao petróleo, mas pode também ser encontrado sozinho.
Durante a graduação, é oferecida uma formação ampla e diversificada em disciplinas técnicas e científicas, a fim de preparar os estudantes para atuar em diversas áreas da indústria de petróleo e gás.
Como atua um engenheiro de petróleo?
Os engenheiros de petróleo trabalham em diversas áreas, desde a perfuração de poços até a produção e processamento de hidrocarbonetos. Eles também são responsáveis por projetar sistemas e equipamentos para maximizar a produção de petróleo e gás, bem como garantir a segurança e eficiência das operações. Além disso, estes profissionais estão envolvidos na pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias para melhorar a produção e processamento de petróleo e gás, e estão cada vez mais preocupados com a sustentabilidade e com a transição para fontes de energia renováveis.
Entretanto, existem algumas áreas específicas em que um engenheiro de petróleo pode atuar. Dentre elas estão:
- A extração do petróleo em terra e no mar: existem diferentes processos e tecnologias para cada uma destas formas. Na extração em terra, os poços são perfurados em áreas terrestres onde existem reservatórios de petróleo, utilizando uma plataforma de perfuração, que pode ser fixa ou móvel. Já na extração em mar, a plataforma de perfuração é instalada em águas profundas e pode ser flutuante ou fixa;
- Criação de projetos: o engenheiro de petróleo pode atuar em diversos projetos relacionados à pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias/soluções para a indústria e gerenciamento de projetos. Tudo isso sem contar com a engenharia de produção, a de refinaria e a de transporte;
- Desenvolvimento de maquinários: aqui, a atuação está relacionada à gestão, manutenção e desenvolvimento de máquinas e equipamentos utilizados em toda a cadeia produtiva do petróleo. Isso inclui a seleção, compra, instalação e operação de equipamentos como plataformas de perfuração, sistemas de elevação artificial, unidades de processamento e refinarias;
- Logística: o profissional pode agir no planejamento e gestão da logística relacionada à matéria-prima e seus subprodutos, que são altamente inflamáveis e requerem cuidados especiais em seu transporte e armazenamento;
- Beneficiamento: o engenheiro de petróleo pode trabalhar em diversas fases do beneficiamento do petróleo, incluindo nas indústrias e refinarias que transformam o petróleo bruto em produtos derivados, como gasolina, diesel, lubrificantes, entre outros.
Onde atua o engenheiro de petróleo?
Existem diversos campos de atuação para estes engenheiros, dentre os quais podemos citar as empresas de exploração e produção de petróleo e gás (seja em campos terrestres ou offshore), as empresas de serviço para a indústria de petróleo e gás, as indústrias e refinarias de petróleo, as instituições de ensino e pesquisa, além dos órgãos reguladores.
E há especializações dentro de cada ramo da função da engenharia de petróleo, por exemplo engenheiros de reservatório de petróleo, engenheiros de perfuração de poços de petróleo, cimentação entre outras.
Ficou interessado? Quer saber mais? Entre em contato com a gente por nossas redes sociais e tire suas duvidas. Será um prazer atender você!
Precisa de assessoria em seus serviços minerários? Interessado em nossos cursos? Entre em contato com a gente, aqui, nossa prioridade é você!