Você sabe como o gás natural é explorado no Brasil?

Você sabe como é feita a exploração do gás natural? Não?

Então, neste artigo você poderá se informar mais sobre a primeira etapa que ocorre para a realização da comercialização desse importante recurso natural, que pode ser encontrado ou não junto ao petróleo. Contudo, antes vamos saber o que é o gás natural e qual a sua importância para a sociedade.

O que é o gás natural?

O gás natural é um combustível fóssil resultante da degradação da matéria orgânica, é um produto atóxico, inodoro e incolor. Sua composição consiste em hidrocarbonetos, principalmente o metano, o etano e o propano, que permanecem gasosos em condições atmosféricas normais.

Onde e para que o gás natural pode ser utilizado?

O gás natural após produzido pode ser, e é utilizado em diversas áreas, por exemplo: na indústria é um combustível que gera energia, aquecimento e força motriz, nas residências o gás é utilizado para aquecimento de água e para cozinhar alimentos, além disso o gás é muito utilizado no abastecimento de veículos.

Portanto, agora que conhecemos mais o gás natural vamos seguir agora falando sobre onde esse recurso pode ser encontrado.

Federação critica nova regra sobre estoque de combustíveis
Fonte: Reprodução.

As bacias sedimentares

As bacias sedimentares são extremamente fundamentais para a exploração do gás natural e do petróleo, já que é nas bacias sedimentares que eles são encontrados, isso se dá após um processo que leva milhões de anos para que as matérias orgânicas depositadas no solo se transformem nessas riquezas.

Além disso, as bacias sedimentares são estruturas geológicas onde são acumulados e preservados os sedimentos, isso ocorre depois do sedimento passar por um processo migratório devido a porosidade e permeabilidade das rochas, saindo das rochas formadoras e se depositando em rochas reservatórios. Muito interessante, não é? Caso queira saber mais sobre as bacias sedimentares basta conferir nosso artigo sobre esse tema.

Bom, agora que já sabemos o que é o gás natural e onde ele pode ser encontrado, agora vamos falar sobre o processo de exploração do gás. Esse processo é o primeiro, muito essencial para que possa haver a produção do gás natural.

Como funciona a reinjeção de gás natural? – CBIE
Fonte: Reprodução.

Exploração de gás natural

É nessa etapa que serão descobertas e avaliadas a jazidas de gás que pode estar associado ou não ao petróleo. Mas, se você acha que é um processo fácil, está muito enganado, a descoberta e avaliação não é um processo simples e não é qualquer pessoa que pode realizar esse processo, geralmente essa atividade é feita por empresas públicas ou privadas que precisam estar devidamente em dia com a regulamentação da Agência Nacional do Petróleo, gás natural e Biocombustíveis (ANP), isso se dá principalmente pelo fato do solo brasileiro e os recursos minerais presentes nele pertencerem a União. Por isso é importante conhecermos os compromissos que o explorador deve ter com a ANP.

O papel da ANP

Como já foi dito, não podemos simplesmente procurar e retirar os bens minerais do solo brasileiro só porque achamos que naquela determinada área têm gás, petróleo, cristais ou quaisquer outros recursos. Para isso que existem as regras, contratos e fiscalizações das atividades, e serão feitas pela ANP. As primeiras etapas a serem seguidas são de seleção e oferta.

Seleção e oferta

A ANP viabiliza os estudos geológicos e geofísicos, afim de descobrir áreas onde existem reservas de gás, petróleo e biocombustíveis presentes no solo brasileiro, além de também manter esses dados de forma organizada e de conhecimento público.

As áreas com potencial de recursos são preparadas com base nas diretrizes do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), que poderá posteriormente aprova-las e com isso a ANP têm permissão para realizar as rodadas de licitações. São nessas rodadas onde ocorrem a abertura dos prazos para que as empresas que tenham interesse em explorar determinada área demostre o interesse, e também onde essas empresas terão que ser avaliadas e aprovadas pela Comissão Especial de Licitação.

Para fazer as licitações as empresas devem oferecer um valor bônus de assinatura e também um modelo onde se comprometem em realizar atividades do Programa Exploratório Mínimo (PEM) de acordo com a ANP. As ofertas são avaliadas seguindo os critérios que constam no edital e por fim é escolhido e publicado o nome da empresa vencedora.

Regimes de contrato

Após a empresa ter permissão concedida para explorar a área desejada, o empreendimento precisa assinar o contrato junto com ANP, que é quem assina o acordo em nome da união. Nesse processo a empresa se compromete a arcar com os recursos necessário para fazer a exploração do gás, daí caso seja encontrado o gás a empresa poderá comercializar fazendo devidamente os pagamentos governamentais.

Enfim, neste artigo, foi possível aprender mais sobre o gás natural, aprendemos o que é o gás, onde é encontrado, como é utilizado e as importantes etapas para que esse recurso mineral seja explorado.


Gostou? Não deixe de deixar abaixo o seu feedback para nós e tirar suas dúvidas. Não se esqueça de conferir nossas redes sociais pra ficar por dentro de tudo. Até mais!

1 comentário em “Você sabe como o gás natural é explorado no Brasil?

  1. Sandra Rosa de Souza Soares Responder

    Muito bom👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾 vocês compartilham muito conhecimento sobre as riquezas que existem no planeta Terra. Como são formadas onde, e, Tempo em que, ocorreu a formação o, tempo Geologico. Sensacional obrigada.👏🏾👏🏾👏🏾⚒️

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *