História da indústria do petróleo

Atualmente, petróleo e gás constituem uma indústria multimilionária internacional, mas onde, quando e como a indústria começou? Neste artigo, vamos contar um pouco da história desta indústria.

História antiga

Petróleo e gás já haviam sido usados em alguma capacidade, como em lâmpadas ou como material de construção, por milhares de anos antes da era moderna, uma vez que os primeiros poços de petróleo conhecidos foram perfurados na China em 347 DC.

Petróleo em exsudação – Fonte: Reuters

Pequenas ocorrências superficiais de hidrocarbonetos na forma de vazamentos de gás natural e óleo são conhecidas desde os tempos antigos. Os antigos sumérios, assírios e babilônios usavam petróleo bruto, betume e asfalto (“piche”) coletados de grandes infiltrações em Tuttul (atual Iraque), próximo ao Rio Eufrates, para muitos propósitos há mais de 5.000 anos.

Os produtos petrolíferos eram valorizados como armas de guerra no mundo antigo. Os persas usaram flechas incendiárias envoltas em fibras embebidas em óleo no cerco de Atenas em 480aC. Por volta do séc. I, os árabes e os persas destilavam petróleo bruto para obter produtos inflamáveis para fins militares. Provavelmente como resultado da invasão árabe na Espanha, a arte industrial da destilação em iluminantes tornou-se disponível na Europa Ocidental no século XII.

Vários séculos depois, exploradores espanhóis descobriram exsudações de hidrocarbonetos onde atualmente localizam-se Cuba, México, Bolívia e Peru. As abundantes infiltrações de óleo na América do Norte também foram observadas pelos primeiros exploradores no que hoje são Nova York e Pensilvânia, onde os indígenas americanos teriam usado o óleo para fins medicinais.

História Moderna

A história moderna da indústria de petróleo e gás começou em 1847, com uma descoberta feita pelo químico escocês James Young. Ele observou a infiltração natural de hidrocarbonetos na mina de carvão de Riddings na Inglaterra e, a partir dessa infiltração, destilou um óleo leve e fino, adequado para lâmpadas, e um óleo mais espesso, adequado para lubrificação.

Após essas destilações bem-sucedidas, Young experimentou ainda mais o carvão e foi capaz de destilar vários líquidos, incluindo uma forma inicial de petróleo. Ele patenteou esses óleos e parafina, também destilados do carvão, em 1850, e, mais tarde naquele ano, formou uma parceria com o geólogo Edward William Binney. Assim, os sócios formaram a primeira refinaria verdadeiramente comercial do mundo, fabricando óleo e cera de parafina a partir de carvão extraído localmente.

Young não foi o único cientista a fazer descobertas sobre o carvão no século XIX. Em 1846, o geólogo canadense Abraham Pineo Gesner refinou um líquido de carvão: xisto betuminoso e betume, que era mais barato e queimava de forma mais limpa do que outros óleos. Ele apelidou esse líquido de “querosene” e fundou a Kerosene Gaslight Company em 1850, usando o óleo para iluminar as ruas de Halifax no Canadá e, posteriormente, dos Estados Unidos. Dentro dessa perspectiva, criou se a ideia que existiam diferentes tipos de petróleo, o que posteriormente foi classificado em:

Tipos de petróleo

  • Brent: é petróleo na sua forma bruta (cru) sem passar pelo sistema de refino. É produzido na região do mar do Norte.
  • Light: óleo leve, sem impurezas, que já passou pelo sistema de refino. É mais valioso, porque produz mais gasolina.
  • Naftênico: petróleo com grande quantidade de hidrocarbonetos naftênicos.
  • Parafínico: petróleo com grande concentração de hidrocarbonetos parafínicos.
  • Aromático: óleo com grande concentração de hidrocarbonetos aromáticos.

Poços modernos de petróleo

A partir das descobertas iniciais, novos negócios foram criados, já que a indústria do carvão agora também buscava criar os óleos desenvolvidos por Young e Gesner.

O engenheiro polonês Ignacy Łukasiewicz aprimorou o método de Gesner para destilar mais facilmente querosene e petróleo em 1852, abrindo a primeira mina de ‘óleo de rocha’ em Bóbrka, na Polônia, em 1854.

O primeiro poço de petróleo perfurado foi na cidade de La Brea, Trinidad e Tobago, em 1857. Foi perfurado a uma profundidade de 85m pela American Merrimac Company.

Poços de petróleo em La Brea – Fonte: homesteadmuseum

O final do século 18 e o início do século 19 marcaram a criação de grandes empresas de petróleo que ainda hoje dominam a indústria de petróleo e gás.

Nos EUA, John D. Rockefeller fundou a Standard Oil Company em 1865, tornando-se o primeiro barão do petróleo do mundo. A Standard Oil rapidamente se tornou a mais lucrativa em Ohio, controlando cerca de 90% da capacidade de refino dos Estados Unidos e vários de seus sistemas de coleta e oleodutos. A ExxonMobil, uma das sucessoras da Standard após sua dissolução em 1911, é hoje a nona maior empresa do mundo em receita.

Refinaria de petróleo da Standard Oil Company em Richmond, Califórnia. Fonte: Climate2014

Na Rússia, a família Rothschild contratou petroleiros do comerciante britânico Marcus Samuel para expandir suas operações de petróleo e alcançar mais clientes no exterior. O primeiro navio de Samuel, o Murex – em homenagem a um caracol marinho – tornou-se o primeiro petroleiro a passar pelo Canal de Suez, ligando o Mar Mediterrâneo ao Mar Vermelho. O Murex tornou-se o navio principal da Shell Transport and Trading, que eventualmente se fundiu com a Royal Dutch Petroleum para se tornar a Royal Dutch Shell. Hoje, a Royal Dutch Shell é a quinta maior empresa do mundo no setor de petróleo e gás.

Atualmente

No final do século 20, as mudanças no mercado de hidrocarbonetos transformaram a influência de áreas geralmente consumidoras de petróleo, como os EUA e a Europa, para os países produtores de petróleo.

Irã, Iraque, Kuwait, Venezuela e Arábia Saudita formaram a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) em 1960 em resposta às multinacionais, incluindo ExxonMobil (na época dividida em Esso e Mobil), Shell e BP, que são operadas a partir de países consumidores de petróleo.

Hoje, a OPEP tem 15 países membros, respondendo por aproximadamente 44% da produção global de petróleo e 81,5% das reservas mundiais de petróleo.

A indústria de petróleo e gás ainda está prosperando hoje, apesar da concorrência de fontes renováveis de energia, embora em um estado mais volátil do que nunca, devido a eventos mundiais.


Ficou interessado? Quer saber mais? Entre em contato com a gente por nossas redes sociais e tire suas duvidas. Será um prazer atender você!

Precisa de assessoria em seus serviços minerários? Interessado em nossos cursos? Entre em contato com a gente, aqui, nossa prioridade é você!

2 comentários em “História da indústria do petróleo

  1. Pingback: A descoberta do petróleo salvou a vida das baleias? - Cristal Jr

  2. Pingback: Presente e passado: ouro negro na Bahia - Cristal Jr

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *