Impactos do Covid-19 na mineração: como o setor tem reagido

“Ninguém duvida de que o Brasil será diferente depois da pandemia da Covid-19. No âmbito individual, com o isolamento social, reconhecemos a fragilidade da nossa existência.Os dirigentes de grandes metrópoles, seja Nova York, seja São Paulo, percebem que o vírus é mais ameaçador do que um avião-bomba ou mais letal do que a violência urbana.” Sandro Mabel

Estamos enfrentando uma situação sem precedentes que tem afetado nossas vidas de uma forma que nunca imaginamos e a mineração está inclusa. Apesar de ser uma indústria de base, é um dos primeiros setores a sentir os impactos dessa “parada” a nível mundial porém, também é um dos primeiros a se recuperar. 

As empresas adotaram medidas preventivas contra o Coronavírus e várias pausaram total ou parcialmente a produção de insumos. Algumas empresas, no entanto, principalmente, as que extraem minério de ferro continuam exportando, uma vez que, o maior consumidor deste bem mineral, o mercado chinês, já  têm retomado grande parte da atividade siderúrgica no país.

Segundo o subsecretário de Inteligência e Estatísticas de Comércio Exterior do Ministério da Economia, Herlon Brandão, os impactos causados pelo coronavírus podem refletir principalmente em questões logísticas relacionadas ao fluxo das exportações, mas os embarques de bens como minério de ferro não foram afetados.

Algumas ações feitas em prol da sociedade⁣⁣ na luta contra o Covid-19:

Na segunda semana de Abril, a Vale decidiu ampliar o pacote de apoio a pequenas e médias empresas de sua cadeia produtiva: até o fim de abril serão R$ 932 milhões em antecipação de pagamentos a cerca de 3 mil empresas.

A empresa também fretou 14 aviões para trazer 600 toneladas de insumos médicos, kits de testes de coronavírus e equipamentos de proteção individual (EPI) da China, que serão doados ao governo federal.

A Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), também fortaleceu a luta contra o Covid-19 ao seguir a orientação da Organização Mundial da Saúde, distribuindo máscaras de tecido para prevenção da doença.⁣⁣

⁣⁣⁣⁣A Mineradora Cmoc Brasil doou 20 mil testes rápidos de coronavírus para alguns municípios de Goiás. ⁣⁣

⁣⁣Hydro Alunorte realizou 5 mil doações, entre cestas de alimentos, kits de produtos pessoais e de higiene, além de produtos de limpeza, colchões e até aventais protetores para uso em hospitais do Pará. ⁣⁣

⁣⁣A Samarco (Vale/BHP Billinton) informou que irá comprar R$ 1 milhão em kits com produtos e equipamentos para profissionais de saúde e doá-los às prefeituras de Minas Gerais. ⁣⁣

A ANM também tem adotado algumas medidas para ajudar as empresas:

A Agência Nacional de Mineração suspendeu os prazos dos processos minerários por 40 dias. Devido à atual situação de calamidade pública do país por conta do COVID19, o limite máximo para questionar o pagamento de multas, cobrança de taxas e apresentações de recursos, por exemplo, estão suspensos entre os dias 20 de março e 30 de abril. A decisão da diretoria colegiada foi publicada nesta quinta-feira (26) no Diário Oficial da União, mas tem validade retroativa.

Segundo o diretor-geral em exercício, Tasso Mendonça, a resolução suspende os prazos dos deveres e não dos direitos minerários e pretende promover a sustentabilidade econômica e operacional das empresas, atendendo às sugestões apresentadas pelo próprio setor mineral. A decisão não se aplica à segurança das barragens.

No fim de Março a portaria 135 do Ministério de Minas e Energia classificou a mineração como atividade econômica essencial. A extração mineral é uma indústria de base e tem impacto em cadeia, por isso não pode parar totalmente. 

Assim sendo, as empresas que continuarem com produção, devem considerar rigorosamente as diretrizes de segurança estabelecidas para conter o avanço do Covid-19 apresentadas pelo Ministério da Saúde, bem como as prescrições previstas no Regulamento Sanitário Internacional para que quando essa crise passar, possamos nos recuperar rapidamente, tanto econômica quanto socialmente.

Fonte: Notícias de Mineração Brasil/Com informações do Estadão e CNI; Correio Braziliense; Agência Nacional de Mineração.


Ficou interessado? Quer saber mais? Entre em contato com a gente por nossas redes sociais e tire suas duvidas. Será um prazer atender você!

Precisa de assessoria em seus serviços minerários? Interessado em nossos cursos? Entre em contato com a gente, aqui, nossa prioridade é você!

1 comentário em “Impactos do Covid-19 na mineração: como o setor tem reagido

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *