LONSDALEÍTA: UM MINERAL COM DUREZA SUPERIOR À DO DIAMANTE?

Quando pensamos no mineral de maior dureza, o que tende a vir em mente é o diamante, não é? Mas você sabia que os cientistas descobriram a lonsdaleíta, um mineral 58% mais duro que ele? De acordo com estudos recentes, este mineral foi considerado o mais forte do planeta. Se você está totalmente por fora do assunto ou apenas sabe superficialmente, vem ler o artigo que você vai entender isso melhor!

O QUE É DUREZA?

Primeiramente, para entender bem o que está a ser descrito aqui, é necessário conhecermos determinados conceitos. Dito isso, temos que a dureza é, em resumo, a resistência que a superfície de um mineral oferece ao ser riscado. Isto é, é a facilidade ou dificuldade com que partículas são retiradas desta superfície. Para quantificar esta propriedade, utilizamos a Escala de Mohs, onde os materiais são classificados entre 1 e 10, após serem testados uns contra os outros: caso um risque o outro, implica dizer que sua dureza é maior. Tendo isto em vista, o diamante é o mais duro, com valor máximo de 10, ou seja, risca todos os minerais, mas não pode ser riscado por nenhum deles.

Escala de dureza dos minerais. Fonte: wikipedia

Entretanto, toda essa ideia tem de ser revista, uma vez que os cientistas constataram que a lonsdaleíta é cerca de 58% mais duro que ele. Isso é uma estimativa matemática, já que não se sabe quão duro ele de fato é.

Nível de dureza da lonsdaleíta e do diamante. Fonte: universoracionalista.org

MAS QUE MINERAL É ESSE?

A priori, após ler determinadas notícias, podemos ter a impressão de que o mineral foi descoberto há pouco tempo. Contudo, a lonsdaleíta foi descrito, pela primeira vez, depois de encontrarem um meteorito há mais de 50 anos. Na época, o material nunca tinha sido produzido como um mineral separado e puro, ademais acreditava-se que ele tinha sido formado devido ao impacto com a Terra.

Porém, no ano de 2022, a lonsdaleíta foi confirmado em um meteorito caído no continente africano que, segundo um estudo do Proceedings of the National Academy of Sciences, deve ter pertencido ao manto de um antigo planeta anão. Quem teorizou isso foi o geólogo Andy Tomkins, professor da Universidade Monash, enquanto categorizava meteoritos. Foi assim que encontrou um estranho tipo de diamante em uma rocha espacial.

Bom, agora falando sobre o material em si, a sua estrutura química é parecida com os diamantes comuns, porém sua estrutura atômica apresenta um design hexagonal, em vez de cúbica, como a dos diamantes, o que garante uma dureza adicional. Além disso, a estrutura incomum do mineral pode ajudar a informar novas técnicas de fabricação de materiais ultraduros em aplicações de mineração. Vale ressaltar que o nome foi escolhido em homenagem à cristalógrafa pioneira britânica Dame Kathleen Lonsdale, que foi a primeira mulher eleita como membro da Royal Society.

Professor Andy Tomkins, à esquerda, analisando uma amostra. Fonte: CNN Brasil

E COMO ELE PODE SER UTILIZADO?

Diversos podem ser os usos deste mineral, uma vez que ele pode ser replicado em laboratório. Já foram atribuídas utilizações relacionadas à identificação de meteoritos, entendimento acerca dos processos do universo, à mineração e à fabricação de ferramentas super-resistentes, a exemplo das brocas de perfuração de poços de petróleo e lâminas de serra. Paul Asimow, professor de geologia e geoquímica do Instituto de Tecnologia da Califórnia, afirmou que a lonsdaleíta pode ser usada em peças de máquinas minúsculas e ultrarresistentes, caso haja a possibilidade de desenvolver um processo industrial a fim de promover a substituição de peças de grafite por lonsdaleíta.


Ficou interessado? Quer saber mais? Entre em contato com a gente por nossas redes sociais e tire suas duvidas. Será um prazer atender você!

Precisa de assessoria em seus serviços minerários? Interessado em nossos cursos? Entre em contato com a gente, aqui, nossa prioridade é você!

1 comentário em “LONSDALEÍTA: UM MINERAL COM DUREZA SUPERIOR À DO DIAMANTE?

  1. washington Responder

    Eu tenho uma pedra muito dura inclusive eu peguei uma ferramenta de aço e arreneti nela pois pasmem o aço amassou tudo e ela nem arranhou

    Vocês sabem porque o corindon só chegou a dureza 9 ??

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *