Ródio, o metal raro mais precioso do mundo

Você sabe o que é ródio? Para que serve? Onde é encontrado? Nos acompanhe neste artigo, e até o final saberá mais um pouco sobre este interessante elemento. 

O que é ródio? 

Antes tudo, vamos conhecer o que é o Ródio. 

Ródio é um elemento químico com o símbolo Rh e número atômico 45. Na tabela periódica, pertence ao grupo cobalto.  

O ródio é um metal raro, muito semelhante a outros metais como platina ou paládio, tendo baixa reatividade, característica dos metais preciosos. 

Como o metal é muito raro na natureza e ao mesmo tempo tem uma ampla aplicação, é um dos metais mais caros de todos os tempos. 

A descoberta deste metal pelo homem é relativamente recente comparado a outros metais, tendo sido descoberto em apenas 1803 por William Hyde Wollaston. 

Fotos de Rhodium rh, imagem para Rhodium rh ✓ Melhores imagens |  Depositphotos
Ródio. Fonte: reprodução.

Onde é encontrado? 

Na natureza, o ródio é encontrado em minérios misturados com outros metais como paládio, prata, platina e ouro e há pouquíssimos minerais portadores de ródio, o que torna a sua extração complexa 

As principais fontes deste metal estão localizadas na África do Sul, sendo o principal exportador; também sendo encontrado nas areias dos rios das Montanhas Urais na Rússia; e na América do Norte. 

Mine profile: Mogalakwena | Anglo American
Mina de paládio de Mogalakwena – África do Sul. Fonte: Reprodução.
Onde se extrai platina na Rússia? (FOTOS) - Russia Beyond BR
Mina de Platina. Fonte: Reprodução.

Qual a sua importância e utilidades?

Dentre os principais usos deste mineral temos:

  • Como um conversor catalítico em automovéis, alterando gases não queimados prejudiciais, como o monóxido de carbono e óxido de nitrogênio, em gases menos nocivos para o meio ambiente.  
  • Catalisadores de ródio utilizados em processos industriais, como o uso para catalisar a adição de hidrosilanos a ligações duplas moleculares, que é um processo importante na fabricação de certas borrachas de silicone. 
  • Ligas com platina e paládio; essas ligas são usadas em fornalhas, em equipamentos de produção de fibra de vidro, eletrodos em peças de ignição em aeronaves e cadinhos para uso em laboratórios.
  • Recobrimento de fibras ópticas e espelhos especiais.
  • Joias e decorações. É galvanizado em ouro branco e platina para dar-lhe uma superfície branca reflexiva no momento da venda, após o qual a camada fina se desgasta com o uso.  As joias de ródio sólidas (puras) são muito raras, mais por causa da dificuldade de fabricação (ponto de fusão elevado e má maleabilidade) do que por causa do preço alto.  
  • Revestimento de prata esterlina para proteger contra manchas. 
  • Medidores de fluxo de nêutrons em reatores nucleares.
  • Como material de contato elétrico (conectores) devido a sua baixa resistência elétrica e elevada resistência a corrosão.
Banho de ródio: o que é e porque fazer - Mapa do Meu Céu
Joia banhada a Ródio. Fonte: Reprodução.

Curiosidades 

O ródio também tem sido usado para honras ou para significar status de elite, quando metais mais comumente usados como prata, ouro ou platina foram considerados insuficientes. 

Em 1979, o livro de recordes Guinness, deu a Paul McCartney um disco banhado a ródio por ser o compositor e artista de gravação mais vendido da história.


Ficou interessado? Quer saber mais? Entre em contato com a gente por nossas redes sociais e tire suas duvidas. Será um prazer atender você!

Precisa de assessoria em seus serviços minerários? Interessado em nossos cursos? Entre em contato com a gente, aqui, nossa prioridade é você!

4 comentários em “Ródio, o metal raro mais precioso do mundo

  1. Pingback: Conheça os 10 minerais mais caros e mais raros do planeta! - Cristal Jr

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *