Segurança no uso de explosivos e a NR – 19

Os explosivos são peças essenciais na exploração mineral. Apesar de apresentarem um certo nível de periculosidade, sem a sua eficiência destrutiva a mineração não seria metade do que é hoje, mas é claro que existem um conjunto de regras que controlam o seu uso. O próprio espaço de mineração apresenta instabilidades naturais em muitos casos, fora que a onda de choque e os estilhaços são um perigo constante em qualquer situação, para os trabalhadores, sendo assim, o seu uso deve ser bem rígido e cauteloso. Achou interessante? Aqui detalharmos melhor sobre isso!

Os primeiros explosivos

            Não se tem uma noção certa de quando os primeiros explosivos foram usados para extração de recursos minerais, visto que muitas substâncias foram utilizadas ao longo da história e a mineração no passado não tinha a fiscalização e a regulamentação que tem hoje, mas uma coisa certa é que no final do século XIX e começo do século XX essa prática foi intensificada graças à invenção de Alfred Nobel: a dinamite.

Além de ser um excelente composto para detonar rochas, apresentava estabilidade e um bom controle sobre seu uso, mas ainda assim, os mineiros estavam se familiarizando com essa tecnologia e obviamente não haviam normas bem definidas.

NR – 19 e sua importância

Com o passar dos anos, os países foram criando normas a fim de tornar o uso de explosivos mais seguros, e com o Brasil isso não foi diferente. A NR – 19 é um conjunto de normas de técnicas de segurança, sendo umas das diversas Normas Regulamentadoras do Governo Federal, que visam diminuir riscos e prejuízos em diferentes operações. A NR – 19, no caso, se refere ao uso dos explosivos, não só na mineração, mas também nas mais diversas atividades. Suas observações são aplicadas a todas as etapas, desde produção, transporte, distribuição e armazenamento. Caso tenha interesse, temos um artigo detalhando melhor sobre os explosivos em si.

Armazenagem

  • A NR – 19 concede orientações principalmente sobre a armazenagem, medidas de segurança, entre outros. Quando se trata de paióis ou depósitos permanentes, as paredes devem ser duplas, alvenaria ou concreto, com intervalos vazios de pelo menos 0,5 metros (50 centímetros).
    • Os depósitos também devem ser construídos com materiais incombustíveis, maus condutores de calor, em terreno firme, seco, salvo de inundações e ventilados.
    • Os depósitos também devem permanecer em constante monitoramento tanto por seguranças contratados pelo dono do depósito, como também pela Diretoria de Fiscalização do Exército Brasileiro.

Segurança dos trabalhadores

            Os trabalhadores devem usar vestimenta de trabalho completa em algodão ou outros tipos de tecidos antiestáticos similares, que por obrigação devem ser oferecidos pelo empregador e com os devidos cuidados para não haver acúmulo de poeira e resíduos químicos. Além disso, as vestimentas dos trabalhadores que manipulam pólvora negra, branca e afins devem ser lavadas semanalmente pela organização.

            Os trabalhadores também sempre devem estar calçados adequadamente, além de estarem portando os protetores oculares para prevenir o dano de partículas em alta velocidade na direção dos olhos, os protetores auditivos devido às ondas de choque e capacetes para uma proteção mais geral. Claro que todos esses itens citados serão utilizados de acordo com a distância e periculosidade da situação.

Manipulação dos explosivos

            Os explosivos podem ser utilizados de muitas formas. Tanto na ampliação de túneis, quanto na destruição de camadas de rochas em minas a céu aberto. Geralmente é utilizada uma máquina que irá perfurar a rocha em certos pontos, e serão inseridos os materiais. Na mineração é muito comum o uso de explosivos com bases em nitratos de amônia, além de outros compostos que já citamos no nosso artigo sobre explosivos. Esses materiais são ligados à detonadores, que são cobertos com materiais como areia e cascalho. Em meio à areia e o cascalho são transpassados fios elétricos que se estendem por uma distância segura, onde serão detonados por uma pessoa com permissão técnica legalizada.  O aparelho de detonação também emite um sinal sonoro na hora da explosão, para manter os trabalhadores atentos ao perigo.

            Tanto os trabalhadores que elaboram o mapa de fogo, como os que são responsáveis pela manipulação direta dos explosivos precisam ser profissionais capacitados e legalizados, devido à importância e risco de suas atividades. Como muitos explosivos são colocados em série, um pequeno erro pode causar a morte de trabalhadores e gerar muitos prejuízos econômicos.

            Também não podem ser esquecidas as regras de segurança básica, que apesar de simples, são bem reforçadas pela NR – 19, como o cuidado com objetos que soltam faíscas em atritos, como placas de metal por exemplo, uso de cigarros e isqueiros.

Conclusão

            Mesmo com possíveis riscos, os explosivos são ferramentas fascinantes e seu uso é indispensável para mineração. Com a ajuda das normas que dão o passo a passo de todo o seu processo de uso e manipulação, podemos traçar um caminho seguro, sem renunciar à eficiência, ainda mais para uma atividade que é a base de toda a nossa sociedade moderna e desenvolvimento tecnológico, que é a mineração.


Ficou interessado? Quer saber mais? Entre em contato com a gente por nossas redes sociais e tire suas duvidas.

Será um prazer atender você! Precisa de assessoria em seus serviços minerários? Interessado em nossos cursos? Entre em contato com a gente, aqui, nossa prioridade é você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *