Como a mineração faz parte do nosso cotidiano?

Antes de tudo, você já deve saber que os minerais possuem diversas utilidades em nosso cotidiano, mas, por que a mineração é tão imprescindível?

Se você quer entender isso, está no lugar certo! Nesse artigo nós vamos conversar um pouco sobre como a mineração faz parte do nosso cotidiano e onde ela está presente.

Como os minerais estão presentes no nosso cotidiano?

De antemão, você já parou para pensar que quase todos (se não todos) os recursos que tornam nossa vida mais segura, duradoura e confortável são consequências do processo de desenvolvimento industrial iniciado no século XX?

Ao longo do tempo, muitas inovações tecnológicas surgiram para aumentar a qualidade de vida das pessoas, seja na área da saúde, do transporte, do lazer ou no trabalho. A indústria extrativa não ficou de fora, tendo um grande avanço quando o assunto é inovação. 

Para que você tenha uma noção, alguns minerais são usados na fabricação de aviões, remédios, automóveis, latas, computadores, outros são insumos fundamentais para garantir a construção de casas, edifícios e estradas.

Ainda mais, minerais como o cálcio, fósforo, magnésio, ferro, zinco, são nutrientes muito importantes para o bom funcionamento do nosso organismo. O flúor está presente no creme dental. O sódio está presente no “sal de cozinha”. O ouro nas placas-mães dos computadores e notebooks.

Onde posso encontrar a mineração?

Com a breve introdução já feita, é de se imaginar que você tenha entendido a grandeza da área de impacto desse segmento, mas, para que fique mais claro, vamos ver alguns exemplos de onde a mineração está presente:

Construção

Como já havia comentado, a mineração é a indústria que fornece os insumos fundamentais para a construção civil. Preste atenção quando passar por uma obra:

  • As paredes são construídas com tijolos, feitos de argila, um composto de silício e oxigênio. 
  • O cimento é um produto proveniente do calcário, um composto que contém Carbono e Cálcio. A tinta possui titânio. Os pilares são feitos de ferro, aço, tungstênio, tântalo e outros, necessários à sua fabricação para a consistência da liga, dureza, etc.
  • As lâmpadas que iluminam o ambiente à noite têm sua fiação elétrica à base de cobre.
  • O encanamento e o chuveiro elétrico são feitos de plástico duro à base de molibdênio, bismuto e alumínio.

Pregos, parafusos, caixa de som, calculadora, caneta, tomada, chave, cadeira, seu lar. Tudo é feito, principalmente, a partir da mineração.

Figura 1: Sua Casa vem da Mineração. Fonte: Reprodução.

Saúde

Na medicina e na odontologia, os aparelhos de Raio X, tomografia, mamografia têm componentes à base de material pesado: urânio e minerais radioativos.

Você tem ou conhece alguém que tenha enxaqueca? Na farmácia, Potássio, Fósforo, Magnésio, Boro, Bário, são minerais responsáveis por salvar muitas vidas e aliviar a enxaqueca de milhões de pessoas ao redor do mundo.

Estética

Nas lojas de joias e preciosidades, o ouro e o diamante compõem as peças mais cobiçadas. Aliás, elas são muito usadas graças as suas altas taxas de durabilidade e dureza, respectivamente, o que agrega ainda mais valor nas joias em questão, sabia?

Agricultura

Da fazenda até sua cozinha existem longos processos de produção. A agricultura depende quase que totalmente da mineração:

  • Corretivos para o solo: Calcário e adubos;
  • Equipamentos de irrigação: Bombas d’água, mangueiras e nosso grande bem mineral: Água!
  • As raízes das plantas captam os nutrientes minerais abundantes.
Figura 2 – Mineração na Agricultura. Fonte: Reprodução.

E o Petróleo, claro. É dele que extraímos o diesel, a gasolina, o querosene e que, além do ingrediente necessário à fabricação do plástico, é também responsável pelos isopores que embalam as geladeiras e televisores dentro das caixas.

Mas afinal, qual a importância da mineração?

Assim, se não fosse a mineração, viveríamos ainda hoje em situações semelhantes às primitivas. Talvez seja um pouco exagerado falar em “semelhantes às primitivas”, mas, tendo em vista o enorme alcance da mineração, realmente seria uma vida muito diferente da atual, você consegue imaginar?


Então, percebeu como a mineração impacta diversas áreas da sociedade? Esperamos que você tenha gostado do conteúdo, se teve alguma dúvida ou quiser deixar a sua opinião é só deixar um comentário. Além disso, não se esqueça de conferir as redes sociais da Cristal, lá você vai encontrar mais materiais de qualidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *