Conheça alguns softwares que auxiliam na mineração

A computação está cada vez mais presente no nosso cotidiano, e no campo da mineração não é diferente. Existem diversos softwares que auxiliam na realização de diversos processos da atividade minerária.

Acompanhe-nos neste artigo e conheça alguns softwares que são utilizados na mineração.

Importância da utilização de softwares na mineração

O uso de softwares específicos para o setor é uma peça-chave na busca pelo aprimoramento constante das operações de mineração, além da realização de atividades administrativas.

Softwares de geologia e planejamento de minas auxiliam na produtividade e otimização de frotas, antecipam intervenções e evitam falhas em máquinas e equipamentos. Estas soluções já são amplamente utilizadas na mineração atualmente.

Principais softwares atualmente

  • ArcGIS

Desenvolvido e mantido pela Esri, o ArcGIS é uma família de software cliente, servidor e serviços de Sistema de Informações Geográficas online (GIS). O ArcGIS Pro funciona em 2D e 3D para cartografia e visualização e inclui Inteligência Artificial (IA).

ArcGIS Pro. Fonte: Reprodução.

Por meio dele, é possível criar uma conexão de bancos de dados contendo dados geográficos (ou seja, descrições de fenômenos para os quais a localização é relevante), combinados com ferramentas de software. Assim, o usuário é capaz de gerenciar, analisar e visualizar esses dados.

O ArcGIS é um dos softwares mais vendidos nesse ramo, sendo utilizado por diversas empresas de mineração, consultoria e laboratórios na elaboração de mapas, e utilização dos mais diversos tipos de informações geográficas, como geologia, hidrogeologia, geoestatística, entre outros.

  • Datamine

A Datamine software é uma das maiores empresas na oferta de softwares para o setor mineral, comercializando soluções de exploração mineral, dados geológicos, gerenciamento de recursos e reservas, planejamento, pesquisa mineral e logística.

Datamine Studio RM. Fonte: Reprodução.

Dentre os vários softwares da Datamine, um dos mais utilizados é o Studio RM criado para a modelagem e avaliação de recursos minerais e reservas, produzindo modelos que representem com precisão a estrutura geológica, mineralização e teor, enquanto lidam com conjuntos de dados complexos, como amostras de furos de sondagem, amostras de canais, imagens georreferenciadas, mapas de face e modelos 3D processados a laser e imagem.

Vale citar também outros importantes softwares desenvolvidos pela Datamine, como o Studio NVPS, um sistema de planejamento estratégico de mina a céu aberto, que busca integrar e aprimorar o projeto físico e o cronograma de produção de uma mina a céu aberto. A Datamine também desenvolveu o Studio UG, um conjunto de ferramentas para o design planejamento e otimização de uma lavra subterrânea.

  • AutoCAD

Desenvolvido pela Autodesk, o AutoCAD é um software de desenho auxiliado por computador bastante utilizado e conhecido por diversas engenharias.

AutoCAD. Fonte: Reprodução.

Ele é uma ferramenta com a qual pode-se elaborar peças de desenho técnico em duas dimensões (2D) e criar modelos em três dimensões (3D), possibilitando a resolução de problemas geológicos estruturais.

Além disso, ele é amplamente utilizado por geólogos que atuam na área de topografia.

  • LeapFrog

O LeapFrog é uma gama de softwares desenvolvidos pela empresa Seequent, uma das maiores do mundo no desenvolvimento de software para mineração e áreas correlatas.

LeapFrog Geo. Fonte: Reprodução.

Um dos softwares da família LeapFrog é o LeapFrog Geo, que permite a construção de modelos geológicos complexos de forma rápida, a partir de dados de sondagem, dados estruturais, pontos, linhas e malhas no projeto. Ele conta com a visualização de modelos em 2D e em 3D e ferramentas de modelagem em bloco.

  • Oasis Montaj

Também desenvolvido pela Seequent, o Oasis Montaj é um software bastante utilizado na mineração que permite a modelagem em 2D e em 3D, visualização, e a análise de dados geológicos, geofísicos e geoquímicos.

Oasis Montaj. Fonte: Reprodução.

  • Rocscience

A Rocscience é uma empresa de desenvolvimento de software 2D e 3D para engenheiros civis, de mineração e geotécnicos.

Rocscience Dips. Fonte: Reprodução.

Ela conta com diversas soluções para análise de estabilidade de taludes, análise de pilares, projetos de escavações em rocha, análise de assentamento e consolidação do solo, análise de resistência e tensão de materiais de rocha e solo, projetos de mina subterrânea, dentre outros.


Neste artigo, você conheceu os principais softwares da área de mineração e suas principais funcionalidades.

Acompanhe-nos nas nossas redes sociais para conhecer mais sobre o mundo da mineração.

1 comentário em “Conheça alguns softwares que auxiliam na mineração

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *