Engenharia de minas: o que é, sua história e diferença da geologia

A Engenharia de Minas é uma área que anda lado a lado com a Geologia, mas você sabe o que diferencia as duas e, como e onde os engenheiros de minas e os geólogos trabalham?

Nesse artigo você entenderá mais sobre essas duas importantes áreas e suas diferenças, então vamos nessa!

O que é a Engenharia de Minas?

Basicamente, a mineração é a área responsável por trazer para a sociedade os recursos minerais que serão utilizados em diversos outros setores, seja na produção de novas tecnologias, ou até mesmo na produção de alimentos.

Esse papel de retirar os recursos para a sociedade é do Engenheiro de Minas e da sua equipe.

Fazendo a prospecção para localizar onde essas riquezas minerais estão depositadas, analisando a melhor forma de retirá-las, é um processo chamado de exploração. O engenheiro de minas realiza o processo de beneficiamento e tratamento de minério, além de outros estudos.

Interessante, não é? Agora vamos contar um pouco sobre momentos históricos relacionados à Engenharia de Minas.

História da Engenharia de Minas

Você sabia que a Engenharia de Minas é uma das profissões mais antigas do mundo?

Considera-se que a história da Engenharia de Minas remonta à idade da pedra, ou período paleolítico, que começou há cerca de 2.5 milhões de anos e veio ao final com o início da idade do bronze, que começou por volta do ano 3000 a.C., na Grécia e na China.

O bronze é composto por cobre e algum outro metal, como o estanho, por exemplo, elementos encontrados em minas de pouca profundidade.

Além disso, em 1556 foi publicado o primeiro manual conhecido sobre as tecnologias dos minerais, seis livros chamados “De re metallica” de Georgius Agricola.

O que é a Geologia

Já entendemos sobre o que é a Engenharia de Minas, agora iremos conhecer sobre a Geologia.

Bom, a Geologia é uma ciência muito importante para que também possamos entender sobre a formação, a composição, a estrutura e outros fatores importantes sobre minerais, rochas, fósseis e a terra como um todo, possibilitando a compreensão sobre seus fenômenos naturais.

A geologia pode se dividir em diversos segmentos específicos como: mineralogia, geoquímica e geofísica.

Onde atuam esses profissionais?

Atuação profissional do engenheiro de minas: O profissional formado em Engenharia de Minas pode trabalhar tanto em empresas mineradoras, quanto em pedreiras, empresas fabricantes de software do setor mineral, usinas hidrelétricas, empresas e obras de demolição, indústria de petróleo, entre outras.

Dentro das suas possíveis atividades estão a pesquisa mineral, busca de jazidas, estudos sobre a viabilidade técnica e econômica, elaboração e execução do projeto de extração de minério, o beneficiamento de minério, como já citamos, além disso outro papel importante que o engenheiro de minas realiza é o de escolher a equipe, os materiais e os equipamentos necessários e adequados para a realização das atividades.

Figura 01:Imagem de engenheiro em campo. Fonte: Reprodução

Atuação profissional do geólogo: Comumente, a pessoa formada em Geologia realiza muitos trabalhos de campo, em regiões interioranas, mas os geólogos também trabalham em laboratórios, escritórios, salas de aulas, minas, obras rodoviárias, projetos de poços, entre outras possibilidades. 

Um geólogo pode realizar atividades como: mapeamento geológico, pesquisa e aproveitamento de recursos minerais, energéticos e hídricos, trabalhos topográficos e geodésicos, entre outras atividades.

Qual a diferença entre a Engenharia de Minas e a Geologia?

Então, com base no que contamos neste artigo, você deve ter percebido que as duas áreas são bastante próximas e essenciais para a sociedade, e você sabe o que as diferenciam? Agora saberá!

Apesar de realizarem atividades até inter-relacionadas, a Engenharia de minas e a Geologia se diferenciam nas suas atuações.

A Geologia realiza estudos sobre toda a história da formação e transformação da crosta terrestre, analisando sua estrutura e composição. Já a Engenharia de Minas está mais focada no aproveitamento dos recursos minerais, realizando pesquisa, prospecção e lavra.


Enfim, esperamos ter contribuído para o seu conhecimento, ficaremos muito gratos se você deixar seu comentário ou feedback, qualquer dúvida pode entrar em contato conosco, até logo!

1 comentário em “Engenharia de minas: o que é, sua história e diferença da geologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *