Vulcanismo: o que é e quais cidades sofrem/sofreram com os vulcões.

Vulcões já causaram estragos em vários locais ao redor do mundo, mas o que eles são de fato? Apenas montanhas que soltam fogo? Nos acompanhe nesse artigo e saiba o que são, e sua ocorrência no mundo.

O que é um Vulcão?

Vulcão é uma estrutura geológica criada quando o magma, gases e partículas quentes (como cinza vulcânica) “escapam” para a superfície.

Apesar dos vulcões mais conhecidos se assemelhar a montanhas, existem outras formas de vulcões, como caldeiras ressurgentes, com amplas depressões topográficas e uma massa central, que podem possuir um diâmetro de até 100km². Yellowstone nos EUA, é um exemplo desse tipo de vulcão.

Existem também os vulcões submarinos, comuns em alguns fundos oceânicos, principalmente ao longo da dorsal Meso-Atlântica.

Parte da caldeira do Yellowstone. Fonte: Reprodução.

Existe Vulcão no Brasil?

Atualmente não existe nenhum vulcão ativo no Brasil.

No entanto existiu atividade vulcânica em território brasileiro durante o fim da era mesozoica à cerca de 66 milhões de anos, especificamente nas regiões sul e sudeste do país. Onde são encontradas rochas basálticas, que são características de atividades vulcânicas.

Quais foram as cidades que já sofreram com esse fenômeno? E quais foram os prejuízos deixados?

Uma erupção vulcânica pode causar destruição em seu entorno, e ao longo da história algumas cidades sofreram por estar nas proximidades de um vulcão, como no caso das cidades de Pompeia e Herculano.

Pompeia e Herculano foram antigas cidades do império romano situadas em torno do monte Vesúvio, que entrou em erupção no ano 79 d.C., expelindo uma grande quantidade de lava, cinzas e gases tóxicos. As cidades foram soterradas por várias camadas de piroclastos, fragmentos de rochas vulcânicas. Cerca de 16 mil pessoas morreram durante esta erupção, em sua maioria por exposição ao calor do vulcão, suficiente para causar morte instantânea.

Pompeia, com o Vesúvio ao fundo. Fonte: Reprodução.

Outra cidade que também foi destruída por conta de uma erupção vulcânica foi Plymouth, capital de Montserrat, uma ilha no Caribe que faz parte do território ultramarino do Reino Unido.

Fundada durante o século XVII, Plymouth foi construída sobre depósitos de lava próximos ao então adormecido vulcão Soufrière Hills. Em julho de 1995, uma série de erupções no vulcão Soufrière Hills que estava inativo por séculos, enviou um fluxo piroclástico, constituído de gases, cinzas e rochas vulcânicas em alta temperatura, na região sul da ilha, onde se situa Plymouth, a cidade foi evacuada, porém alguns meses depois os moradores voltaram para a cidade. Em um junho de 1997 uma grande erupção ocorreu no Soufrière Hills, produzindo um fluxo piroclástico que matou 19 pessoas, fazendo a cidade ser evacuada novamente. Nos meses seguintes uma serie de erupções destruíram cerca de 80% da cidade, a enterrando sob cerca de um metro e meio de cinzas, o material quente expelido pelo vulcão queimou grande parte das edificações, tornando sua habitação impossível. Devido a destruição hoje Plymouth é uma cidade fantasma.

O atributo alt desta imagem está vazio
Cidade de Plymouth, com o Soufrière Hills ao fundo. Fonte: Reprodução.

Quais foram as erupções mais mortíferas?

A erupção do Monte Pelée, um vulcão no extremo norte da ilha caribenha de Martinica, em 1902, é um dos piores desastres vulcânicos do século XX. Em poucos minutos da erupção, 28.000 pessoas haviam morrido. A erupção do vulcão indonésio, Krakatoa, foi uma das erupções mais violentas da história humana recente, destruindo completamente a ilha em que está situado. Na manhã de 27 de agosto, uma série de erupções maciças destruiu as paredes do vulcão. Para se ter uma ideia, a última erupção de Krakatoa foi quatro vezes mais poderosa do que a maior bomba que os humanos detonaram. A erupção produziu uma série de tsunamis que devastaram a região, matando cerca de 36.000 pessoas e destruindo aldeias inteiras.

Monte Tambora. Fonte: Reprodução.

A erupção do Monte Tambora, é a erupção mais mortal da história humana recente, tirando a vida de cerca de 120.000 pessoas. Em 10 de abril de 1815, o Tambora entrou em erupção, enviando cinzas vulcânicas a 40km do céu. Foi a erupção mais poderosa em 500 anos. Ao entrar no oceano, a força do fluxo piroclástico causou a criação de uma série de tsunamis imponentes. Graças à enorme quantidade de dióxido de enxofre emitida, o mundo experimentou uma severa queda de temperatura, que levou a falhas nas colheitas globais.

Atualmente quais são os vulcões que estão ativos?

Atualmente existem cerca de 1.350 vulcões potencialmente ativos em todo o mundo, além dos cinturões contínuos de vulcões no fundo do oceano em centros de expansão como a dorsal Meso-Atlântico. Muitos deles estão localizados ao longo da Orla do Pacífico no que é conhecido como o “Anel de Fogo do Pacífico”.

Anel de Fogo do Pacífico. Fonte: Reprodução.

Ficou interessado? Quer saber mais? Entre em contato com a gente por nossas redes sociais e tire suas duvidas. Será um prazer atender você!

Precisa de assessoria em seus serviços minerários? Interessado em nossos cursos? Entre em contato com a gente, aqui, nossa prioridade é você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *