As pedras preciosas de maior destaque no Brasil e suas curiosidades

Antes de iniciar o artigo, vale a pena ressaltar que “pedras preciosas” não é o termo formal e técnico mais correto para descrever alguns minerais presentes nessa lista, mas, por motivos didáticos, serão apresentados assim.

O Brasil é o 5° maior país do mundo, em se tratando de extensão, e apresenta um solo muito rico, com a sua história sendo muito marcada pela exploração do mesmo, seja pela agricultura e, nesse caso em especial, pela mineração. Com esse fator, é interessante destacar uma grande quantidade de belas rochas já encontradas neste território e o fascínio que causaram, e causam até hoje, para muitas pessoas. Aqui serão apresentadas algumas delas:

1- Ametista

Apesar de ser uma pedra que já foi considerada rara e valiosa no passado, hoje é coletada em diferentes pontos do planeta, sendo relativamente comum (embora não tenha perdido seu charme). As ametistas brasileiras possuem destaque por apresentar tamanhos chamativos, boa qualidade de brilho e serem encontradas com relativa facilidade, em pontos rasos da crosta. A ametista é uma variação do quartzo e apresenta cor lilás/ roxa em seus cristais pontudos, devido à presença de átomos de ferro (geralmente encontrada em derramamentos basálticos no Centro-Sul do país).

 No Egito Antigo a ametista era considerada uma pedra exclusiva da nobreza e seu valor era muito difícil de calcular, embora atualmente, no Brasil, custe 300 reais o quilo. Mas nem por isso deixa de ser equiparável em questão de beleza a outras rochas mais caras.

2- Topázio Imperial

Uma variação rara do topázio sendo de baixíssima distribuição mundial, mas relativamente comum no território brasileiro, encontrado principalmente no centro-norte de Minas Gerais nos séculos XIX e XX. Apresenta uma formação cristalina bem simétrica e amarelo-dourada. Forma-se em veios de quartzo ricos em pegmatitos, sob altas temperaturas.

 Seu nome apresenta uma origem incerta. Muitos atribuem “imperial” por sua aparência forte e imponente, já outros acreditam que é devido ao seu descobrimento ter ocorrido na época em que Dom Pedro II era imperador do Brasil.

Trata-se de uma pedra pequena que cabe na mão, mas cujo valor pode chegar facilmente a 10.000 reais, dependendo de sua qualidade e lapidação.

3- Berilo e suas formações mais lindas: Esmeralda e Água-Marinha

O Berilo é uma classificação dada a uma família de minerais muito admirada, sendo compostos principalmente por silício e berílio (metal que dá nome a rocha e vice-versa), que se formam em depósitos de materiais vulcânicos e com influência de fontes hidrotermais.

 Quando a formação apresenta muito cromo em sua composição, o mineral apresenta uma cor esverdeada e é conhecido popularmente como Esmeralda, sendo a Esmeralda mais valiosa do mundo um espécime encontrado no estado da Bahia, recebendo o conveniente apelido de “Esmeralda Bahia”(avaliada em pelo menos 925 milhões de reais).

Por outro lado, quando apresenta baixíssimo índice de cromo, porém com uma boa “pitada” de alumínio e ferro, essa rocha recebe a denominação de Água-Marinha, sendo uma composição mineral muito admirada também, com cor azul clara transparente e cristais pontudos. Algumas pessoas que possuem crenças místicas, baseadas em minerais e objetos semelhantes, acreditam que seus cristais apresentam poderes de limpeza espiritual e cura, lembrando atributos da água (substância que inspirou seu nome).

Atualmente 90% da Água-Marinha vem do Brasil e um quilo desse material pode ultrapassar 80.000 reais, dependendo da qualidade e da lapidação.

4- Turmalina Paraíba

Recebendo o nome de um estado brasileiro, é uma pedra muito cobiçada no mundo. Foi descoberta no sertão da Paraíba no século XIX e apresenta muitos metais em sua composição, sendo rica em cobre, ferro e manganês, podendo ter todas as cores do arco-íris, dependendo da combinação e proporção desses elementos por cm³. Sua variação cromática mais valorizada é a azul esverdeada, tendo um tom semelhante a cor do mar em uma praia tropical.

 Estruturas contendo essas pedras preciosas são encontradas principalmente no Nordeste do Brasil e, em menor quantidade, na Costa Oeste da África.

É uma pedra preciosa,  sendo que apenas 10 gramas desse mineral podem custar 750 mil reais ou mais.


Ficou interessado? Quer saber mais? Entre em contato com a gente por nossas redes sociais e tire suas duvidas.

Será um prazer atender você! Precisa de assessoria em seus serviços minerários? Interessado em nossos cursos? Entre em contato com a gente, aqui, nossa prioridade é você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *