Saiba tudo sobre os ensaios de análise de rochas

Já sabemos que as atividades de exploração mineral são muito rentáveis e movimentam grande parte da economia mundial. Nesse sentido, o estudo dos minerais é uma parte fundamental para entender em qual âmbito pode ser aplicado, e principalmente se sua exploração é economicamente proveitosa.

Se você quer conhecer como funciona a análise de rochas em laboratório, as etapas e importância, te convido a ler esse artigo até o final!

Qual objetivo da análise de rochas?

Então, como mencionado anteriormente, a análise de rochas é importantíssimo para conhecer a viabilidade de exploração dos recursos minerais, e mais que isso, saber a quantidade de teores presentes na amostra coletada para assim ter dados relevantes sobre o todo.

Calma que você vai entender direitinho o que queremos dizer. Sugerimos que leia nosso artigo sobre moagem para que seu entendimento seja ainda mais amplo sobre esse assunto.

Afinal, a análise de rochas tem como objetivo, o que o próprio nome já diz. Através da análise com diversos procedimentos, os quais você vai ver logo mais, é possível obter uma descrição completa da rocha estudada. Ou seja, com essa descrição em mãos será possível dar ou não continuidade aos próximos passos de beneficiamento.

Etapas anteriores: qual a importância do relatório de campo?

À primeira vista, temos a pesquisa mineral como uma das primeiras etapas para saber se a área em estudo tem potencial para ser explorada.

Em outras palavras, esse “potencial para exploração” será definido pela presença de minerais com valor econômico agregado.

Aproveite para ler nosso artigo: Conheça os 10 minerais mais caros e mais raros do planeta!

Juntamente com a pesquisa, teremos por consequência um relatório de campo. Mas, você sabe o que será abordado nele e, principalmente, qual é a sua importância?

Então, ao identificar anomalias num campo, o que pode indicar ocorrência de minerais de interesse, e posteriormente obter licença para estudar aquela área, a prospecção será iniciada.

Enquanto o estudo da área está acontecendo, é muitíssimo importante anotar o máximo de informações sobre o local. Dentre elas: a descrição completa do local onde a amostra foi coletada é um dos principais pontos para auxiliar no estudo da área.

Com o relatório de campo finalizado, é hora de passar para os procedimentos realizados em laboratório para ter resultados mais específicos e detalhados.

Trabalhos laboratoriais

Agora daremos início ao que é de fato a análise de rochas em laboratório.

Veja bem, como os processos de beneficiamento mineral que você já deve ter conhecimento, as análises laboratoriais também são constituídas por uma série de etapas com objetivos específicos. Nesse sentido, podemos definir algumas das atividades que são executadas para analisar os materiais coletados. Pronto para conferir?

Antes de mais nada, o trabalho deve ser dividido em duas etapas, sendo a primeira a preparação da amostra e a segunda os procedimentos analíticos.

Preparação da amostra

A princípio temos a preparação da amostra. Nessa etapa teremos como principal objetivo limpar a amostra que foi coletada.

Normalmente esse procedimento é feito apenas com água e uma escova de nylon. Isso para evitar que outros materiais que estejam junto com a rocha que vai ser analisada não interfiram no resultado final.

Britagem

Em seguida temos a britagem. Nessa etapa a rocha será fragmentada de modo a atender as necessidades dos processos seguintes. Vale lembrar que a limpeza do equipamento com álcool ou ar comprimido é extremamente importante de ser feita antes de utiliza-lo, para evitar contaminação com algum material que esteve ali presente anteriormente. Normalmente o britador de mandíbulas é o mais utilizado.

Figura 1: Britador de mandíbula. Fonte: Reprodução.

Quarteamento

Depois que a redução da granulometria da rocha é efetuada, ela está preparada para a etapa de quarteamento. Esse processo consiste na separação de quantidades do material previamente fragmentado que será destinado a outros procedimentos de estudo.

Pode ser feito utilizando uma pilha cônica ou até mesmo quarteadores.

Figura 2: Quarteador Jones. Fonte: Reprodução.

Peneiramento

Esse processo você pode estar conferindo com mais detalhes no nosso artigo dedicado exclusivamente a esse tema: Peneiramento na Mineração: o que é, para que serve, quais são os tipos que existem.

De antemão já fique sabendo que se trata do processo de selecionar o material com uma granulometria específica/desejada.

Pulverização

Do mesmo modo que os processos anteriores necessitam de alguns equipamentos, com a pulverização não é diferente. Na verdade, ele pode ser feito manualmente ou com auxílio de um moinho de bolas por exemplo. O objetivo nessa etapa também é de reduzir a granulometria.

Bateia

Essa etapa é executada com o objetivo de obter a concentração dos minerais pesados que podem estar presentes ali na amostra.

Separação densimétrica e granulométrica

Já essa etapa é semelhante à bateia, no entanto nessa os minerais presentes serão separados pela sua densidade. Esse procedimento pode ser feito com a utilização do Bromofórmio, que é uma substância química. Os minerais com densidade maior que 2,85 afundam nesse composto.

Análise química

Logo depois de realizadas essas etapas que foram mencionadas, acontece a análise química. Essa etapa tem como principal objetivo de determinar os minerais presentes na amostra assim como a quantidade ou proporção presente de cada um deles.

Conclusão

Por fim, nesse artigo te mostramos desde o objetivo da análise de rochas, definindo sua importância e necessidade, até as etapas que precisam ser realizadas para se fazer a análise das amostras, que posteriormente servirão para definir a viabilidade ou não viabilidade de exploração dos recursos.

E aí, o que achou do conteúdo? Deixe seu comentário, compartilhe com a gente!


Ficou interessado? Quer saber mais? Entre em contato com a gente por nossas redes sociais e tire suas duvidas. Será um prazer atender você!

Precisa de assessoria em seus serviços minerários? Interessado em nossos cursos? Entre em contato com a gente, aqui, nossa prioridade é você!

1 comentário em “Saiba tudo sobre os ensaios de análise de rochas

  1. Magno José Pimentel Responder

    Vcs. fazem analise e apuram materiais nobres em uma pedra in natura de 3kgs com possíveis paládio, ródio, lantanio, etc… Pois estu na fase de pesquisa pela ANM, tudo documentado.

    At.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *