Top 5 bens minerais mais usados no mundo

Em primeiro lugar sabemos que os minerais estão presentes na nossa vida das mais diferentes formas. Nesse sentido, percebemos a sua presença na formação da sua residência até seus equipamentos tecnológicos em geral, e até mesmo na sua alimentação.

Assim, se você tem interesse em conhecer os principais minérios do mundo além das suas aplicações, fica ligado que a seguir tudo será esclarecido!

O que são recursos minerais?

Antes de mais nada, até mesmo de falarmos sobre os principais minerais usados no mundo, queria te fazer uma pergunta: Você sabe o que são recursos minerais?

Bom, se sua resposta para essa pergunta for não, ou até imagina do que se trata, mas não tem certeza, não se preocupe agora tudo vai ficar muito mais claro.

Podemos dizer que recursos minerais são, de modo geral, os materiais físicos de origem inorgânica (ou seja, não são formados por matéria viva). Em outras palavras, os recursos minerais incluem todas as concentrações minerais que possuem alguma aplicação e que as tornem viáveis para extração.

Nesse sentido, os recursos minerais são divididos em dois grupos:

Metálicos e não metálicos que veremos mais detalhadamente a seguir.

Todos os recursos minerais conhecidos são encontrados na crosta terrestre, alguns com maior abundância que outros, com concentrações em lugares diferentes e por aí vai.

Principais recursos minerais

Conforme dito anteriormente, os recursos minerais estão divididos nos grupos dos metálicos e dos não metálicos, dessa forma, podemos dividir cada grupo com os seus respectivos componentes.

Metálicos: ferro, alumínio, ouro, níquel, chumbo, zinco, manganês, cobalto, mercúrio, cobalto, vanádio, urânio, nióbio etc.

Não metálicos: nesse grupo a variedade é ainda maior, minerais como quartzo, mica, calcário, mármores, granito, silte, argila, talco, grafita, arenitos, pedras preciosas/semipreciosas.

Leia também: Conheça os principais recursos minerais explorados no Brasil e algumas curiosidades

Top 5 bens minerais mais usados no mundo

Conforme sabemos, os minerais estão presentes em praticamente tudo que temos ao nosso redor. Dessa forma, não é estranho dizer que alguns deles têm um destaque especial devido à alta demanda de mercado.

Então, chegou o momento de conferir a lista do top 5 minerais mais usados no mundo! Observe:

Ferro

Em primeiro lugar começaremos com o Ferro, ele é um dos minérios mais utilizados na atualidade, possui como principais produtores os países: Austrália, Brasil, China, Índia e Rússia.

Figura 1- Ferro. Fonte: Reprodução.

Alumínio

Em seguida, vamos com o Alumínio, que é um dos elementos metálicos mais abundantes na crosta terrestre. Além disso, ele é obtido a partir da Bauxita.

Em relação aos países líderes em produção se destacam: Brasil (tendo a segunda maior reserva do minério do mundo), China e Austrália.

Figura 2- Alumínio. Fonte: Reprodução.

Manganês

As maiores reservas desse minério são encontradas na África do Sul, mas também ocorrem no Brasil, China e Austrália.

Figura 3- Manganês. Fonte: Reprodução.

Cromo

Então, esse importante minério é extraído da Cromita. Além disso, as maiores reservas deste bem mineral estão situadas em países como Cazaquistão, África do Sul, Índia entre outros países.

Figura 4- Cromo. Fonte: Reprodução.

Nióbio

Por último, mas não menos importante, chegamos ao Nióbio. Afinal, sabia que existe uma especulação de que 98% desse minério está localizado em território brasileiro?

Figura 5- Nióbio. Fonte: Reprodução.

Enfim, a aplicação desse e dos demais minérios citados anteriormente você confere a seguir.

Quais suas aplicações?

Agora que finalmente você já sabe quais são os principais minérios do mundo e alguns dos locais onde eles estão mais presentes, chegou o momento de saber onde cada um deles é utilizado e entender de fato o porquê de serem tão importantes.

Ferro

O ferro tem um amplo leque de aplicações. É muito comum vê-lo sendo utilizado como liga, principalmente para a obtenção do aço. No entanto, além disso, ele também é aproveitado em aparelhos eletrodomésticos, equipamentos industriais e máquinas diversas.

Alumínio

Como já foi mencionado anteriormente, o alumínio é um minério muito abundante no nosso planeta. Dessa forma, suas propriedades únicas permitem que tenha uma vasta aplicação.

Nesse sentido o alumínio tem como uma de suas características a maleabilidade, o que possibilita a fabricação de folhas finas e latas para armazenar líquidos (as famosas latinhas de refrigerante e de suco que você com certeza já viu, são feitas desse mineral tão incrível).

Além disso, suas ligas são ideais para a fabricação de peças de aviões e outros automóveis.

Ah, não podemos nos esquecer das panelas. Afinal por ser um bom condutor de calor, ele é muito utilizado para esse tipo de fabricação. Além disso, por ser um bom condutor elétrico, também é aproveitado para fios elétricos.

Manganês

Esse daqui também faz parte do time dos abundantes do planeta. Não diferente dos outros citados até aqui, o manganês também tem um belo catálogo de funções.

Como resultado, seu uso varia desde a produção de aços especiais e mais resistentes até a formação de alguns aços inoxidáveis de menor custo.

Ele também é utilizado para a fabricação de alguns produtos químicos e na produção de alguns fertilizantes.

Cromo

O Cromo é um mineral que tem ampla utilização tanto no ramo industrial quando na parte mais laboratorial, dito isso temos funções como:

Recobrimento de superfícies para evitar corrosão, utilizado associado ao ferro para formar aço inoxidável, obtenção de pigmentos, na fabricação de vidros de coloração verde.

Nióbio

Enfim chegamos ao último mineral dessa lista, e advinha? Ele também é cheio de funções diferentes!

O nióbio é um metal refratário, isso significa que ele é muito resistente ao calor e à corrosão. Por esse motivo ele é muito útil nas indústrias nucleares.

Por outro lado, quando submetido a baixas temperaturas ele se torna um ótimo condutor elétrico, sendo amplamente utilizado em equipamentos como os utilizados em ressonância magnética e até mesmo nos aceleradores de partículas.

Para fechar as funções que esse minério oferece, mesmo considerando que existem muitas outras, vale ressaltar que por ser muito resistente basta misturar cerca de 100 gramas de nióbio a uma tonelada de ferro para deixa-lo ainda mais resistente. Impressionante não é mesmo?


Ficou interessado? Quer saber mais? Entre em contato com a gente por nossas redes sociais e tire suas duvidas. Será um prazer atender você!

Precisa de assessoria em seus serviços minerários? Interessado em nossos cursos? Entre em contato com a gente, aqui, nossa prioridade é você!

1 comentário em “Top 5 bens minerais mais usados no mundo

  1. Ivanira Responder

    Amei pois não sabia o que serias esses elementos nem .nem pra que servia.agora entendi que eles faz parte da nossa vida e está em nosso dia a dia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *