Conheça o Quartzo, um dos minerais mais abundantes da terra.

Mesmo que você não saiba, provavelmente já viu um quartzo por aí, mas você sabe sobre as ocorrências dele? Quais as suas utilidades?

Nos acompanhe neste artigo e conheça mais um pouco sobre esse mineral.

O que é o quartzo?

Uma imagem contendo comida, creme, gelo, mesa

Descrição gerada automaticamente
Cristal de Quartzo. Fonte: Reprodução.

O quartzo é um dos minerais mais conhecidos da Terra. Ocorre em basicamente todos os ambientes minerais e é o constituinte importante de muitas rochas. O quartzo também é o mais variado de todos os minerais, uma vez que ocorre em todas as diferentes formas, hábitos e cores. Existem mais nomes de variedades dados a ele do que a qualquer outro mineral. Embora os Feldspatos como um grupo sejam mais prevalentes do que o Quartzo, como um mineral individual, o Quartzo é o mineral mais comum.

Onde é encontrado

Ocorre em quase todas as rochas ígneas, metamórficas e sedimentares. É um mineral essencial em rochas félsicas ricas em sílica como granitos, granodioritos e riolitos. 

É altamente resistente às intempéries mecânicas e químicas. Essa durabilidade o torna o mineral dominante dos cumes das montanhas e o principal constituinte da areia da praia, do rio e do deserto. O quartzo é onipresente, abundante e durável. Depósitos mineráveis são encontrados em todo o mundo.

Usos do quartzo

O quartzo é um dos materiais naturais mais úteis. A sua utilidade pode estar ligada às suas propriedades físicas e químicas. Tem uma dureza de sete na escala de Mohs, o que o torna muito durável, é quimicamente inerte em contato com a maioria das substâncias, possui propriedades elétricas e resistência ao calor que o tornam valioso em produtos eletrônicos e seu brilho, cor e diafaneidade o tornam útil como gema e na fabricação de vidro.

Os processos geológicos ocasionalmente depositam areias compostas por quase 100% de grãos de quartzo. Esses depósitos foram identificados e produzidos como fontes de areia de sílica de alta pureza. Essas areias são usadas na indústria de fabricação de vidro. A areia de quartzo é usada na produção de vidro para recipientes, vidro plano, vidro especial e fibra de vidro.

Uma imagem contendo comida, arroz, coberto, grama

Descrição gerada automaticamente
Zoom em grãos de areia. Fonte: Reprodução.

A alta dureza do quartzo, sete na escala de Mohs, o torna mais duro do que a maioria das outras substâncias naturais. Como tal, é um excelente material abrasivo. Areias de quartzo e areia de sílica finamente moída são usadas para jateamento de areia, limpadores, meios de moagem e areia para lixar e serrar.

O quartzo é muito resistente a produtos químicos e calor. Por isso, é frequentemente usado como areia de fundição. Com uma temperatura de fusão superior à maioria dos metais, pode ser utilizado para os moldes e núcleos de fundição comum. Os tijolos refratários geralmente são feitos de areia de quartzo devido à sua alta resistência ao calor. Esta areia também é usada como fundente na fundição de metais.

Além disso, ela tem uma alta resistência ao esmagamento. Na indústria do petróleo, as pastas de areia são forçadas para baixo de poços de petróleo e gás sob pressões muito altas em um processo conhecido como fraturamento hidráulico. Essa alta pressão fratura as rochas do reservatório e a pasta arenosa é injetada nas fraturas. Os grãos de areia duráveis mantêm as fraturas abertas após a liberação da pressão. Essas fraturas abertas facilitam o fluxo de gás natural para o poço.

Ademais, as areias de quartzo são usadas para tração nas indústrias de ferrovias e mineração. Essas areias também são utilizadas na recreação em campos de golfe, quadras de vôlei, campos de beisebol, caixas de areia infantil e praias. Outro uso para esta areia é como enchimento na fabricação de borracha, tinta e massa de vidraceiro. Grãos de quartzo peneirados e lavados, cuidadosamente dimensionados, são usados como meios filtrantes e grânulos de cobertura. 

Variedades de Quartzo

O quartzo é uma excelente gema. É duro, durável e geralmente aceita um polimento brilhante. As variedades populares de quartzo que são amplamente utilizadas como gemas incluem: ametista, citrino e quartzo rosa. Ágata e jaspe também são variedades de quartzo com estrutura microcristalina.

Bolo de chocolate

Descrição gerada automaticamente
Ametista. Fonte: Reprodução.

Ametista: É a variedade roxa do mineral Quartzo, e sua variedade mais valiosa e premiada. Sua coloração roxa geralmente é causada por impurezas de compostos de ferro ou manganês.

Uma imagem contendo comida, no interior, mesa, prato

Descrição gerada automaticamente
Citrino. Fonte: Reprodução.

Citrino: O Citrino é a variedade de amarelo a vermelho acastanhado do mineral Quartzo. É amplamente utilizada como gema, e depois da ametista é a gema de quartzo mais popular.

Quartzo Rosa Bruto Extra
Quartzo Rosa. Fonte: Reprodução.

Quartzo Rosa: Variedade rosada do Quartzo. Sua cor é geralmente suave, variando de rosa muito claro a rosa médio em intensidade. O quartzo rosa é bastante comum e encontrado em muitos lugares do mundo, e não é raro a sua ocorrência na natureza.

Pedaço de pizza

Descrição gerada automaticamente
Ágata. Fonte: Reprodução.

Ágata: É a forma em faixas do mineral Calcedônia, que é uma variedade microcristalina de quartzo.

Pedaço de carne

Descrição gerada automaticamente
Jaspe. Fonte: Reprodução.

Jaspe: É uma variedade opaca da Calcedônia e geralmente está associada a cores marrons, amarelas ou avermelhadas.

Uma imagem contendo ao ar livre, água, neve, mesa

Descrição gerada automaticamente
Quartzo Rutilado. Fonte: Reprodução.

Quartzo Rutilado: É um quartzo transparente com inclusões de rutilo amarelo dourado que estão em crescimentos semelhantes a agulhas. As inclusões de rutilo variam de finas, esparsas e paralelas, a grossas, densas e cruzadas. Cada gema de Quartzo Rutilado é única em seu padrão de inclusões de Rutilo.


Esperamos que com este artigo tenha conhecido mais um pouco sobre o abundante mineral. Nos acompanhe nas redes sociais e aprenda mais sobre a mineração e áreas relacionadas. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *