O que são rochas ígneas?

Você sabe o que são rochas ígneas? Sabia que elas são as mais antigas do nosso planeta?

Nos acompanhe neste artigo e saiba mais sobre o que são, como elas são formadas e alguns exemplos destas rochas.

O que são rochas ígneas?

As rochas ígneas (da palavra latina para fogo ignis) ou rochas magmáticas, constituem uma das três principais classes de rochas, sendo as outras metamórficas e sedimentares.

Elas se formam quando o magma quente e derretido cristaliza e solidifica. O derretimento se origina nas profundezas da Terra, perto dos limites das placas ativas ou pontos quentes, e depois magma sobe em direção à superfície. As rochas ígneas são divididas em dois grupos, intrusivas ou extrusivas, dependendo de onde a rocha fundida se solidifica.

Classificação de rochas ígneas

As rochas ígneas são classificadas com base na mineralogia, química e textura. A textura é usada para subdividir as rochas ígneas em dois grandes grupos: As rochas plutônicas ou intrusivas, com tamanhos de grãos minerais visíveis a olho nu; e os tipos vulcânicos ou extrusivas, que geralmente são muito finos, granulado ou vítreo, para que sua composição mineral seja observada sem o uso de um microscópio petrográfico. 

  • Rochas Ígneas Intrusivas:

Rochas ígneas intrusivas ou plutônicas se formam quando o magma fica preso nas profundezas da Terra. Grandes globos de rocha derretida sobem em direção à superfície. Parte do magma pode alimentar vulcões na superfície da Terra, mas a maioria permanece presa abaixo, onde esfria muito lentamente ao longo de muitos milhares ou milhões de anos até se solidificar. O resfriamento lento significa que os grãos minerais individuais têm muito tempo para crescer, então eles crescem até um tamanho relativamente grande, o que faz as rochas intrusivas ter uma textura granulada grosseira como um granito por exemplo.

  • Rochas ígneas extrusivas:
Uma imagem contendo coberto, mesa, deitado, homem

Descrição gerada automaticamente
Obsidiana. Fonte: Reprodução

A rocha ígnea extrusiva ou vulcânica é produzida quando o magma sai e esfria acima (ou muito perto) da superfície da Terra. Estas são as rochas que se formam em vulcões em erupção. A lava esfria e solidifica quase instantaneamente quando é exposto à temperatura relativamente fria da atmosfera, este resfriamento rápido significa que os cristais minerais não têm muito tempo para crescer, diferente do que ocorre com as rochas plutônicas, então essas rochas têm uma textura muito fina ou até vítrea, como uma obsidiana. 

Origem dos magmas

Uma imagem contendo natureza, montanha, água, cachorro

Descrição gerada automaticamente
Fluxo de Lava. Fonte: Reprodução.

Existem três tipos básicos de magma: o basáltico, andesítico e riolítico, cada um com uma composição mineral e química diferente.O magma basáltico possui um ter de sílica entre 45% e 55%, além de conter quantidades abundantes de magnésio, ferro e cálcio. Ele se forma a crosta oceânica da Terra, são gerados na camada terrestre da astenosfera a uma profundidade de cerca de 70 quilômetros.

De todos os tipos de magma, o magma basáltico é o mais fluido. No entanto, não é tão fluido quanto a água. Uma vez que o magma basáltico esfria, torna-se rocha basáltica. 

O magma andesítico tem um teor de sílica de 55% a 65% com níveis médios de sódio, potássio, ferro, cálcio e magnésio. Este tipo de magma endurece rapidamente quando atinge a superfície e torna-se rocha de andesito quando esfria.

O magma riolítico é um tipo de magma gelatinoso que é composto de magma basáltico e materiais siliciosos. Tem um teor de sílica de 65-75%. Este tipo de magma é pobre em ferro, magnésio e cálcio, enquanto rico em potássio e sódio.

O magma riolítico e o magma andesítico são gerados em limites de placas convergentes onde a litosfera oceânica (a camada externa da Terra composta pela crosta e manto superior) é subduzida de modo que sua borda se posicione abaixo da borda da placa continental ou outra placa oceânica, onde o calor será transferido à litosfera em subducção à medida que se move lentamente para as profundezas mais quentes do manto.

Exemplos de Rochas ígneas

Imagem em branco e preto

Descrição gerada automaticamente com confiança média
Granito. Fonte: Reprodução.

O granito é uma rocha ígnea de cor clara com granulação grande o suficiente para serem visíveis a olho nu. Ele se forma a partir da lenta cristalização do magma abaixo da superfície da Terra. O granito é composto principalmente de quartzo e feldspato com pequenas quantidades de mica, anfibólios e outros minerais. Essa composição mineral geralmente dá ao granito uma cor vermelha, rosa, cinza ou branca com grãos minerais escuros visíveis em toda a rocha.

Montanha de pedra

Descrição gerada automaticamente com confiança média
Basalto. Fonte: Reprodução.

O basalto é uma rocha ígnea de cor escura e granulação fina composta principalmente de minerais plagioclásio e piroxênio. É mais comumente formado como uma rocha extrusiva, como um fluxo de lava.

Uma imagem contendo comida, mesa, rocha, segurando

Descrição gerada automaticamente
Gabro. Fonte: Reprodução.

O gabro é uma rocha ígnea intrusiva de granulação grossa, de cor escura. Geralmente é de cor preta ou verde escura e composta principalmente pelos minerais plagioclásio e augita. É a rocha mais abundante na crosta oceânica profunda. Tem uma composição semelhante ao basalto, e diferença entre basalto e gabro é que o basalto é uma rocha de granulação fina, enquanto o gabro é uma rocha de granulação grossa.

Pedaço de pão

Descrição gerada automaticamente com confiança média
Pedra-pomes. Fonte: Reprodução.

A pedra-pomes é uma rocha ígnea extremamente porosa de cor clara que se forma durante erupções vulcânicas explosivas. É usado como agregado em concreto leve, como agregado de paisagismo e como abrasivo em uma variedade de produtos industriais e de consumo.


Esperamos que tenha aprendido um pouco sobre as rochas ígneas, caso queira deixar um comentário fique à vontade para nos contatar, por aqui ou pelas nossas redes sociais, até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *