Qual a importância da Consultoria Mineral?

Você conhece o ditado “é melhor prevenir do que remediar”? Encaixa perfeitamente no tema do nosso artigo de hoje. Venha com conosco e aprenda mais sobre um tema de grande importância para pessoas e empresas que trabalham com a mineração.

Você sabe o que é a consultoria mineral?

Primeiramente, acreditamos que é importante para o nosso leitor que esteja claro qual a importância de uma empresa de consultoria no seu dia a dia. Levando em consideração que todos se deparam com dores e dificuldades na execução de seus processos e projetos, é necessário que haja alguma maneira de solucionar essas demandas através de conhecimento técnico e analítico, obtido por uma empresa especializada no assunto. Ou seja, para que haja uma tomada de decisão por parte dos administradores baseada em um conhecimento direcionado, uma empresa de consultoria necessita estar presente.

Consultoria. Fonte: Reprodução.

Especificando mais um pouco, a consultoria mineral atua nas mais diversas etapas de desenvolvimento de projetos no setor mineral. Ao passo que é abrangido todo o ciclo da mineração, assim como veremos a seguir.

Quais as áreas da consultoria mineral?

Aqui podemos separar em duas grandes vertentes: para empresas que estão começando na mineração e empresas já consolidadas no mercado. Veja alguns dos serviços de Consultoria Mineral que você pode encontrar:

1- Consultoria Mineral para verificação das áreas disponíveis pela ANM (Agência Nacional de Mineração). Sabemos que é um processo burocrático e demorado, sendo que iniciantes na área acabam que não tem toda expertise necessária para navegar na plataforma Sople e até mesmo definir uma melhor estratégia.

2- A Emissão de Títulos Minerários é uma etapa posterior ao arremate das áreas disponíveis, sendo importantíssima para a regularização de uma empresa iniciante. Leia mais sobre o tema em um outro artigo do nosso blog.

3- Após o requerimento da área já concluído, temos a Consultoria para Pesquisa Mineral. Para saber mais sobre o tema, consulte o nosso artigo sobre.


4- Através de uma empresa de consultoria mineral, também é possível realizar uma avaliação econômica da jazida, definindo os parâmetros para saber qual o potencial financeiro e quanto de minério há para ser explorado.

5- É possível realizar um estudo de mercado completo para o serviço proposto. Definir qual a concorrência, a distância da mina para os grandes centros industriais/portos, custos operacionais da operação (mão de obra, regularização junto aos órgãos necessários, insumos, equipamentos de gestão etc.).

6- O Relatório Anual de Lavra (RAL) é importantíssimo para garantir a regularidade de uma empresa mineradora, pois abranges diversas informações que são necessárias para que o governo tenha controle da situação mineral do país.

7- A principal preocupação de uma empresa mineradora é o Beneficiamento, já que o tratamento dado ao minério bruto ou recém extraído é o que vai definir o valor de mercado dele. Logo é importante que haja uma atenção especial com essa etapa, utilizando as melhores e mais modernas técnicas disponíveis para que o produto esteja dentro dos padrões exigidos pelo mercado. A consultoria mineral atua no auxílio da identificação dessas técnicas, para aprimorar e otimizar a extração do minério ao máximo.

Planta de beneficiamento de minério. Fonte: Reprodução.

Conclusão

Sabemos que trabalhar com a exploração de minérios é um dos setores econômicos existentes mais importantes, já que dependemos dos minérios para produzir praticamente tudo que está envolto em nossas vidas (eletrônicos, medicina, construção civil, tecnologias, ciências), então quanto mais engajada e regularizada estiver uma empresa do setor, melhor será tanto para ela quanto para a humanidade no geral.


E então, o que você achou do tema de hoje? Como pôde perceber ao longo da leitura, aqui na Cristal oferecemos diversos serviços de consultoria mineral para que você escolha sempre a melhor opção para o seu negócio. Entre em contato para esclarecer possíveis dúvidas e fazer um orçamento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *