Mineração 4.0: Descubra qual será o futuro do setor minerário

Chegamos na era da indústria 4.0 e com ela vieram novas possibilidades para combinar maior produtividade em um bom ambiente de trabalho. Isso vale também para a indústria da mineração, viu.

E se pararmos para perceber, gradualmente o setor de mineração se aproxima das visões da indústria 4.0 com as minas totalmente automatizadas e claro, com instalações de processamento de minério mais sofisticadas tecnologicamente. Mas o que poucos sabem é que essa transformação que o setor está passando é composta principalmente por alta tecnologia garantindo que a produção funcione sem problemas.

Quer saber mais sobre isso? continue aqui. Hoje irei te contar ainda mais sobre a mineração 4.0 e todas as tecnologias que ela envolve.

O que é a Mineração 4.0?

A mineração 4.0 está relacionada à aplicação das novas tecnologias de automação, análise de dados, controle operacional, redução de custos e melhoria na segurança para o desenvolvimento das atividades no setor.

Ou seja, esse conceito nada mais é que a união entre a área mineradora e a Indústria 4.0, que faz parte da chamada Quarta Revolução Industrial, onde muitas áreas são cobertas por softwares como o MICROMINE ou GEOBANK e outras envolvem a automação de equipamentos de grande porte, maximizando os rendimentos e diminuindo os riscos operacionais.

Entenda o que muda para o mercado

Então, agora que você já sabe o que é a mineração 4.0, continue a leitura e entenda melhor os impactos dessa nova abordagem no segmento.

Seja como for, com essa nova aplicação da mineração, há o uso de componentes tecnológicos no planejamento, na execução e no monitoramento dos resultados, gerando mudanças em todos os aspectos do setor.

Esses resultados da aplicação de novas tecnologias são extremamente benéficos e vão desde o monitoramento de pessoas, a ventilação dentro e fora da mina, além do volume de minério durante todo o processo de explotação até a entrega para o cliente.

Mas além disso, há outras mudanças que são extremamente importantes para o seu entendimento, confira a seguir.

As máquinas substituíram o homem?

Na verdade, não.

Em primeiro lugar, essa nova mineração 4.0 é uma operação em que o minerador deve ser um especialista que garanta que a produção funcione sem problemas. Além disso, ao contrário do que muitos acham o operador não foi substituído pelas maquinas e nem está confinado a uma sala de controle.

Por outro lado, ele resolve problemas diretamente na fonte, interagindo remotamente com outros operadores, especialistas, fornecedores e clientes em equipes multitarefas. Dessa forma o controle da produção pode até ser feito em um digital twin longe da fábrica.

Se formos resumir qual a sua função, diria que a mineração 4.0 prevê um operador que saiba monitorar e utilizar a tecnologia a favor das operações minerarias. Essa tecnologia aproveita e apoia as habilidades humanas e aumenta a consciência situacional por meio de sensores embutidos nas roupas do operador, os chamados dispositivos wearables, enquanto mantém uma vigilância operacional ininterrupta.

Além disso, outra mudança tem a ver com a criação de profissões ligadas à mineração tecnológica. Elas vêm para atender essas novas necessidades criadas pelo uso de tecnologia e garantir o bom uso.

Um piloto de drone, por exemplo, conduz esse veículo aéreo não tripulado e um técnico de manutenção em automação precisa atender a necessidades específicas dentro dos processos da corporação.

Essas novas carreiras criam possibilidades inéditas e demonstram que o futuro promete incorporar profissionais cada vez mais qualificados em posições cada vez mais estratégicas e principalmente, ligadas à tecnologia.

Planejamento e execução de processos por meio de dados

Que a adoção de tecnologia e de recursos inteligentes tem transformado a maneira como ocorre o planejamento dentro das mineradoras, nós já sabemos.

Mas você sabia que por causa de elementos como computação na nuvem, sistemas de gestão e Business Intelligence (BI), é possível reunir uma grande quantidade de dados relevantes para o planejamento e a execução dos processos minerários?

Pois bem, essas informações podem ser cruzadas e proporcionar interseções importantes para a tomada de decisão. Ou seja, com isso podemos identificar quais são as melhores áreas para extrair minério ou como efetuamos uma britagem de alta qualidade.

Aumento da produtividade e redução dos custos

Outra mudança perceptiva na mineração 4.0 é a segurança no ambiente de trabalho. Como agora a tendência é utilizar uma maior automação de processos, além de mais qualificações e melhor preparação de maquinário, ocorre um número muito menor de pessoas expostas a ambientes de risco e claro, graças ao uso de tecnologia, é possível obter mais eficiência, diminuir os erros e, assim, ampliar o nível produtivo.

Do mesmo modo, passa a ser possível ter redução nos custos. Ainda assim a gestão de processos ganha visibilidade e é viável escalar etapas sem dificuldade. Tudo isso aumenta o retorno da atividade e justifica o investimento inicial realizado nessa transformação tecnológica.

Quais são as tecnologias utilizadas?

Até aqui você entendeu o que é a mineração 4.0 e as mudanças no mercado atual, mas chegou a hora de mostrar algumas tecnologias que são utilizadas e tornam tudo isso realidade.

Drones:

Os drones já são utilizados hoje em dia em diversos setores do mercado, mas na mineração atuam de forma diferenciada. Nesse sentido, eles são responsáveis por mapear pilhas e alvos de extração, gerenciar áreas de exploração e outros.

Learn Machine

Do inglês, traduzido livremente como aprendizado de máquina, essa inovação permite que os algoritmos analisem profundamente milhares de dados para encontrar locais propensos a exploração mineral. Ou seja, é uma forma de encontrar áreas mineradoras antes mesmo de conhecê-las, e ainda planejar ações.

Inteligência Artificial (IA)

As tecnologias de IA são empregadas, principalmente, nos maquinários de mineração como os caminhões autônomos ou escavadeiras subterrâneas controladas remotamente.

Em resumo, a aplicação de Inteligência Artificial aumenta a produtividade, uma vez que não depende exclusivamente da capacidade da mão de obra, e sim de programações que geram mais resultados.

Programas de tecnologia

Eventualmente quando falamos de avanços tecnológicos, muitas ideias permeiam o campo e se encontram difusas em meio a tantas informações. Assim também, cada vez mais, a mineração 4.0 faz com que surjam programas de tecnologia, dentro ou fora de uma organização. Dessa forma, é possível que mais pessoas participem da evolução deste segmento tão importante para o campo sócio-econômico.

A Mineração 4.0 é isso tudo que falam?

Tudo isso e muito mais.

Afinal de contas, a mineração do futuro já está entre nós e impactando positivamente este setor todos os dias. Como resultado, obtemos importantes dados desde o planejamento até o produto, porém não é só isso.

Ainda assim, ela tem transformado a dinâmica dos processos, as soluções empregadas e até mesmo as carreiras do mercado de trabalho e se tornará progressivamente mais relevante.

Por fim, a mineração 4.0 trouxe inovações que contribuíram não só para a otimização dos processos, como também impulsionou a criação de novas profissões para atender novas demandas.


Esse artigo te ajudou? Tem alguma dúvida? Estaremos disponíveis no WhatsApp para saná-las ou deixe seu comentário para que possamos melhorar e trazer sempre o melhor conteúdo para vocês. Somos uma empresa de Consultoria na Mineração e Petróleo, focada em pequenos e médios negócios. Nosso grande objetivo é desenvolver soluções no setor da mineração e petróleo, realizando projetos de impacto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *