A mineração influenciou o movimento artístico brasileiro?

Você certamente já ouviu falar sobre a importância da região de Minas Gerais para o desenvolvimento brasileiro. Mas, você sabia que a riqueza mineral desta região gerou um dos maiores movimentos artísticos do Brasil? O barroco mineiro é um exemplo marcante de como a cultura brasileira foi influenciada pela mineração. Hoje, muitas dessas obras influenciadas pela mineração do ouro fazem parte do patrimônio histórico e cultural do Brasil, atraindo turistas de todo o mundo para a região.

O ouro

Do latim aurum, “brilhante”, o ouro é um mineral amarelo brilhante e maleável, o que permite que seja moldado de diversas formas. A cor e brilho são considerados um dos mais belos encontrados na natureza e, por conta disso, é constantemente utilizado para fins ornamentais e artistícos. Contudo, além de seu valor estético, o ouro também possuí valor na condução de eletricidade, devido à sua excelente condução e resistência a corrosão, permitindo a sua utilização para construção de eletrônicos. Ademais, é um símbolo da riqueza e do poder em muitas civilizações ao longo da história.

Igreja e Convento de São Francisco – Salvador/BA | Foto: Arch Daily

A descoberta do ouro em Minas Gerais

Em 1693, uma descoberta acidental mudaria para sempre a história de Minas Gerais e de todo o Brasil. Na região conhecida como “Sertão de Sabarabuçu”, onde hoje se encontra a atual cidade de Sabará, um grupo de bandeirantes buscava indígenas para escravizar quando, enquanto lavavam as suas roupas em um rio, encontraram uma pedra brilhante e bela que chamou imediatamente a atenção. Ao verificar mais de perto, descobriram que se tratava de ouro, um dos metais mais valiosos e importantes da época. A notícia se espalhou muito rapidamente, atraindo muitas pessoas de várias partes do Brasil em busca de enriquecer e ter melhores condições de vida.

Este acontecimento marca o início de um dos mais importantes acontecimentos econômicos do país e influencia diretamente na criação de um dos mais importantes movimentos artísticos brasileiro – o Barroco Mineiro.

Mosteiro de São Bento Rio de Janeiro, Fonte: Humanarte

O Barroco Mineiro

Influenciado pelos movimentos artísticos europeus e africanos, principalmente Barroco e Rococó. O Barroco Mineiro pode ser caracterizado como uma arte exuberante, marcada pela ornamentação exagerada e a grande riqueza de detalhes em suas obras.

Cada obra apresentava uma quantidade exorbitante de elementos decorativos, como figuras religiosas, animais e frutas, além da utilização de materiais nobres, como ouro, prata e pedra-sabão. Alguns dos principais nomes do movimento foram Aleijadinho, Mestre Ataíde e Manuel da Costa Ataíde, que deixaram um legado importante para a história da arte brasileira.

Na arquitetura, os artistas mineiros utilizavam de materiais de valor elevado para construção de palácios e igrejas, criando fachadas exuberantes e extremamente decoradas, com o uso de esculturas de pedra e relevos em azulejos. No seu interior, utilizavam o ouro para representação de elementos religiosos.

Na escultura, eram criadas imagens de santos e anjos em madeira, que eram detalhados por meio de ouro e prata, o que era viabilizado pela alta extração de ouro que havia na região de Minas Gerais.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos – Ouro Preto/MG

A influência da mineração na criação do Barroco Mineiro

Como visto anteriormente, a mineração teve grande impacto na criação do movimento conhecido como Barroco Mineiro, por meio da utilização de minerais mais nobres para demonstração de poder e influência. Além disso, ela estava intrinsicamente relacionada com a posição de colônia que o Brasil se encontrava, sendo importante para a coroa portuguesa reforçar a sua força no território brasileiro. Construindo as estruturas que seriam utilizadas por seus apoiadores e a família imperial com os materiais mais nobres que poderiam ser encontrados na época.

Tais materiais eram o ouro e prata, os quais desempenharam papel importante durante toda a história da humanidade. E assim, nesta situação, influenciou na criação de um movimento que permitiu um avanço importante para o cenário artístico brasileiro. Ao criar representações visuais que fazem parte do patrimônio histórico, por conta da sua beleza e importância história para a região de Minas Gerais.


Ficou interessado? Quer saber mais? Entre em contato com a gente por nossas redes sociais e tire suas duvidas. Será um prazer atender você!

Precisa de assessoria em seus serviços minerários? Interessado em nossos cursos? Entre em contato com a gente, aqui, nossa prioridade é você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *