Mineral Vanádio: o que é, como é utilizado?

Você conhece o vanádio? Apesar de não ser tão popular quanto o ouro ou o ferro, este mineral possui uma enorme importância não somente em nosso cotidiano, mas também para a economia do país.

O que é?

O vanádio é um metal macio cujo nome faz referência à deusa Vanadis, e que possui boa resistência à corrosão e uma coloração acinzentada. Na tabela periódica, seu símbolo é V e seu número atômico é 23, estando localizado no grupo 5. Além disso, é válido acrescentar que o vanádio é um metal que não ocorre livre na natureza, e sim combinado com outros elementos, como oxigênio, sódio, enxofre e cloreto. Ademais, ele também é encontrado em diversos minerais, como a patronita, a vanadinita e a carnotita, assim como no carvão e no petróleo. 

Ele é o 22º elemento mais abundante na crosta terrestre e entre os maiores países produtores, postado pelo Investing News, estão respectivamente a China, a Rússia, a África do Sul e o Brasil. 

Qual família do elemento químico Vanádio - Clube da Química
Fonte: Reprodução.

Utilização

Primeiramente, é necessário estar ciente de que o vanádio possui muitos usos. Sendo assim, quando combinado com crômio, níquel, manganês, boro, tungstênio e outros elementos, ele é usado na produção de aços de carbono com alta resistência, os quais podem ser usados na indústria automobilística e na fabricação de equipamentos de mineração.

Já ligas de vanádio com metais não ferrosos, como o alumínio, o titânio e o cobre, são utilizadas na indústria de energia atômica, construção de aeronaves e tecnologia espacial.

Também, os compostos de vanádio podem ser usados, em menor escala, como catalisadores em reações químicas, na produção de vidros coloridos e borracha sintética, esmaltes para porcelana, lacas, tintas, entre outros.

No que tange à saúde, em níveis ideais, o vanádio previne o envelhecimento precoce, devido à sua ação antioxidante, auxilia no tratamento contra o diabetes, uma vez que estimula a captação de glicose pelas células de maneira semelhante à insulina, e previne o colesterol alto.

Fonte: Reprodução.

E a mineração?

Bom, o método de lavra utilizado na exploração do vanádio é a lavra a céu aberto por bancadas. Em relação às operações mineiras, são utilizadas frotas de caminhões, escavadeiras, perfuratrizes e explosivos – para o desmonte. Além disso, é importante ressaltar que este bem mineral passa por um processo de

beneficiamento antes de ser comercializado, o qual cumpre as etapas resumidamente descritas a seguir:

  • Britagem em três etapas e concentração magnética a seco, gerando um pré-concentrado e seguindo para uma segunda etapa de cominuição e uma segunda etapa de concentração;
  • Obtém-se o concentrado de magnetita, o que significa que o material já tem 3,21% de vanádio, e passa para etapa seguinte, no forno de calcinação, onde é acionado o carbonato de sódio;
  • O sódio reage com o vanádio e, ao término da calcinação, é gerada a hematita e o sal de vanádio;
  • Existe, então, uma etapa de lixiviação em água, com agitação, e o vanádio vai para a solução aquosa;
  • Prontamente se extrai o vanádio e deposita-se a hematita em pilhas;
  • A seguir, começa a fase de purificação do vanádio, na qual há um ajuste de pH que ocasiona a precipitação da sílica;
  • Logo depois, é realizada uma etapa de filtragem, gerando uma solução limpa e pura de vanádio;
  • Nessa etapa do processo, é acrescentado o sulfato de amônia e o material passa por nova filtragem. Assim, o vanádio fica disponível em forma sólida.
Fonte: Reprodução.

Vanádio no Brasil

Conforme afirmado no primeiro parágrafo, o Brasil está dentre os maiores produtores de vanádio do mundo. Tendo em vista esta posição, é relevante citar que, de acordo com o website In The Mine, o Brasil se inseriu neste seleto grupo com expressiva produção de vanádio a partir da abertura da mina Menchen Maracás na Bahia, em maio de 2014.

Ainda a respeito da produção em solo baiano, a empresa que explora e produz este bem mineral é a Vanádio de Maracás, uma companhia de mineração que pertence à canadense Largo Resources. Em 2021, a produção correspondeu a cerca de R$78mi, de acordo com o sumário mineral elaborado pela SDE em relação à PMBC, e um total de 10.319 toneladas produzidas, segundo a Largo Resources.

Maracás: da cidade das flores à terra do Vanádio – Mineração na Bahia
Fonte: Reprodução.

E agora consegue entender porque o vanádio é tão importante? Caso ainda haja alguma dúvida a respeito de sua relevância, deixe um comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *