Você sabe o que são rochas ígneas? Sabia que elas são as mais antigas do nosso planeta?
Nos acompanhe neste artigo e saiba mais sobre o que são, como elas são formadas e alguns exemplos destas rochas.
O que são rochas ígneas?
As rochas ígneas (da palavra latina para fogo ignis) ou rochas magmáticas, constituem uma das três principais classes de rochas, sendo as outras metamórficas e sedimentares.
Elas se formam quando o magma quente e derretido cristaliza e solidifica. O derretimento se origina nas profundezas da Terra, perto dos limites das placas ativas ou pontos quentes, e depois magma sobe em direção à superfície. As rochas ígneas são divididas em dois grupos, intrusivas ou extrusivas, dependendo de onde a rocha fundida se solidifica.
Classificação de rochas ígneas
As rochas ígneas são classificadas com base na mineralogia, química e textura. A textura é usada para subdividir as rochas ígneas em dois grandes grupos: As rochas plutônicas ou intrusivas, com tamanhos de grãos minerais visíveis a olho nu; e os tipos vulcânicos ou extrusivas, que geralmente são muito finos, granulado ou vítreo, para que sua composição mineral seja observada sem o uso de um microscópio petrográfico.
- Rochas Ígneas Intrusivas:
Rochas ígneas intrusivas ou plutônicas se formam quando o magma fica preso nas profundezas da Terra. Grandes globos de rocha derretida sobem em direção à superfície. Parte do magma pode alimentar vulcões na superfície da Terra, mas a maioria permanece presa abaixo, onde esfria muito lentamente ao longo de muitos milhares ou milhões de anos até se solidificar. O resfriamento lento significa que os grãos minerais individuais têm muito tempo para crescer, então eles crescem até um tamanho relativamente grande, o que faz as rochas intrusivas ter uma textura granulada grosseira como um granito por exemplo.
- Rochas ígneas extrusivas:
Origem dos magmas
Existem três tipos básicos de magma: o basáltico, andesítico e riolítico, cada um com uma composição mineral e química diferente.O magma basáltico possui um ter de sílica entre 45% e 55%, além de conter quantidades abundantes de magnésio, ferro e cálcio. Ele se forma a crosta oceânica da Terra, são gerados na camada terrestre da astenosfera a uma profundidade de cerca de 70 quilômetros.
De todos os tipos de magma, o magma basáltico é o mais fluido. No entanto, não é tão fluido quanto a água. Uma vez que o magma basáltico esfria, torna-se rocha basáltica.
O magma andesítico tem um teor de sílica de 55% a 65% com níveis médios de sódio, potássio, ferro, cálcio e magnésio. Este tipo de magma endurece rapidamente quando atinge a superfície e torna-se rocha de andesito quando esfria.
O magma riolítico é um tipo de magma gelatinoso que é composto de magma basáltico e materiais siliciosos. Tem um teor de sílica de 65-75%. Este tipo de magma é pobre em ferro, magnésio e cálcio, enquanto rico em potássio e sódio.
O magma riolítico e o magma andesítico são gerados em limites de placas convergentes onde a litosfera oceânica (a camada externa da Terra composta pela crosta e manto superior) é subduzida de modo que sua borda se posicione abaixo da borda da placa continental ou outra placa oceânica, onde o calor será transferido à litosfera em subducção à medida que se move lentamente para as profundezas mais quentes do manto.
Exemplos de Rochas ígneas
O granito é uma rocha ígnea de cor clara com granulação grande o suficiente para serem visíveis a olho nu. Ele se forma a partir da lenta cristalização do magma abaixo da superfície da Terra. O granito é composto principalmente de quartzo e feldspato com pequenas quantidades de mica, anfibólios e outros minerais. Essa composição mineral geralmente dá ao granito uma cor vermelha, rosa, cinza ou branca com grãos minerais escuros visíveis em toda a rocha.
O basalto é uma rocha ígnea de cor escura e granulação fina composta principalmente de minerais plagioclásio e piroxênio. É mais comumente formado como uma rocha extrusiva, como um fluxo de lava.
Gabro. Fonte: Wikipedia
O gabro é uma rocha ígnea intrusiva de granulação grossa, de cor escura. Geralmente é de cor preta ou verde escura e composta principalmente pelos minerais plagioclásio e augita. É a rocha mais abundante na crosta oceânica profunda. Tem uma composição semelhante ao basalto, e diferença entre basalto e gabro é que o basalto é uma rocha de granulação fina, enquanto o gabro é uma rocha de granulação grossa.
A pedra-pomes é uma rocha ígnea extremamente porosa de cor clara que se forma durante erupções vulcânicas explosivas. É usado como agregado em concreto leve, como agregado de paisagismo e como abrasivo em uma variedade de produtos industriais e de consumo.
Ficou interessado? Quer saber mais? Entre em contato com a gente por nossas redes sociais e tire suas duvidas. Será um prazer atender você!
Precisa de assessoria em seus serviços minerários? Interessado em nossos cursos? Entre em contato com a gente, aqui, nossa prioridade é você!De
Pingback: Rochas Sedimentares e sua importância - Cristal Jr
Pingback: Yooperlite e os minerais que brilham - Cristal Jr
Pingback: Quartzo: um dos minerais mais abundantes da terra. -