Conheça os principais recursos minerais explorados no Brasil e algumas curiosidades

O Brasil é rico em recursos minerais e um grande produtor destes, principalmente do ferro, mas ainda nos falta muito para alcançar eficiência total na exploração mineral devido a falta de tecnologia adequada em grande parte das minas. Isso nos leva a ter que exportar além os que temos necessidade mas não possuímos reservas no país, alguns recursos que podem ser encontrados aqui.

Você sabia que o Brasil é tido como um país privilegiado quando o assunto é a disponibilidade, a quantidade e a qualidade de alguns recursos minerais?

Pois bem, devido a nossa grande extensão territorial, a nossa formação geológica e a nossa localização geográfica, o país apresenta uma ampla oferta de diversos tipos de minérios e minerais.

Além disso, das três estruturas geológicas no mundo, o Brasil apresenta duas:

• Os escudos cristalinos (ou maciços antigos) e;

• As bacias sedimentares.

Vale ressaltar que nas áreas dos escudos cristalinos são encontrados os minerais metálicos e nas bacias sedimentares, os semi-metálicos.

Mas vem cá, você sabe a diferença entre minérios e minerais?

NÃO SABE?! Então, a partir de agora, você saberá e não esquecerá nunca mais.

A diferença entre mineral e minério

O mineral é uma matéria homogênea, de composição inorgânica e quimicamente definida, com corpo natural sólido e cristalino, que foi formado pela interação de processos físico-químicos em ambientes geológicos, além disso, ele se manifesta naturalmente na crosta terrestre. Os principais minerais são: quartzo, pirita, hematita, etc.

Rutilo
Rutilo

Já os minérios, são os agregados de minerais ricos em um determinado mineral ou elemento químico, que depois que é analisado e estudado, percebe-se que é economicamente e tecnologicamente viável para extração (mineração) e beneficiamento, sua exploração pode ser a céu-aberto ou subterrânea.

Temos como exemplos de minérios: o ouro, a platina, o cobre, etc.

ouro
Ouro

O Brasil consegue ter um aproveitamento de 100% dos recursos minerais extraídos?

Como já sabemos, o Brasil possui uma vasta diversidade e quantidade de recursos minerais, porém o aproveitamento destes sofre prejuízo (em algumas regiões), o motivo é a falta de uma tecnologia adequada para a exploração desses minerais.

Além disso, em alguns locais ainda existem os garimpos irregulares. Veja como legalizar aqui.

Entretanto, somado com a falta de uma tecnologia de ponta, temos também a existência de empresas estrangeiras que atuam aqui no Brasil. Sendo assim, esses recursos são vendidos para o mercado internacional com valores baixíssimos. Temos como um exemplo de empresa estrangeira, a Yamana Gold.

Estados brasileiros que mais produzem minérios

Os estados brasileiros que mais produzem minérios (em toneladas) são:

1° – Minas Gerais

2° – Pará

3° – Goiás

4° – São Paulo

5° – Bahia

6° – Mato Grosso

7° – Sergipe

Conheça os minérios que são explorados no Brasil

A seguir você conhecerá alguns dos principais minérios que são explorados aqui no Brasil e em que cidades eles são explorados:

• Petróleo: como já sabemos, o Brasil se destaca no cenário mundial em relação as reservas e exploração de combustíveis fósseis como o petróleo. A principal área produtora é a Bacia de Campos, na plataforma continental do Rio de Janeiro, seguida dos campos de extração no litoral do Espírito Santo, entre outros;

Ferro: o principal recurso mineral encontrado no Brasil, ele é extraído principalmente da hematita, magnetita, limonita e siderita. A jazida de minério de ferro mais variada e maior, está localizada na Serra dos Carajás, próxima da cidade de Marabá e do rio Tocantins, no Estado do Pará. O Estado do Pará é o segundo produtor nacional.

Além disso, é interessante lembrar que a reserva brasileira representa a sexta maior do mundo e tem muita qualidade.

Minério de ferro
Minério de ferro

• Nióbio: esse mineral é muito usado nas indústrias navais, espaciais, automobilísticas e aeronáuticas, são utilizadas justamente por oferecer muita resistência e leveza. Os estados que mais produzem o nióbio, são: Minas Gerais, Amazonas e Goiás.

Nióbio
Nióbio

Manganês: o Brasil possui apenas 1% das reservas mundiais. O manganês é um produto que tem crescido na pauta de exportação nacional, ele é extraído principalmente da pirolusita. Ele é muito usado nas siderúrgicas para produção de aço, misturado ao ferro.

Manganês
Manganês

O estado que mais produz manganês é o Amapá, localizado na Serra do Navio. Existem outros estados que produzem também, como o Mato Grosso do Sul, o Pará, e Minas Gerais (no Quadrilátero Ferrífero e vizinhanças).

• Alumínio: ele é extraído da bauxita pelo processo de eletrólise. O Brasil tem umas das maiores reservas de bauxitas no mundo. Além disso, a importância do minério tem se ampliado no mercado, por ser muito leve e anticorrosivo.  As maiores reservas de bauxita estão localizadas no Estado do Pará (80% das reservas nacionais), também nas reservas de Poços de Caldas e Ouro Preto, em Minas Gerais.

Alumínio
Alumínio

Estanho: é extraído da cassiterita. Os estados do Amazonas e de Rondônia são os maiores produtores nacionais, com quase a totalidade da representatividade brasileira.

Estanho
Estanho

• Cobre: é extraído principalmente da calcopirita, um mineral bastante utilizado no setor elétrico, por ter uma alta condutibilidade e maleabilidade. As maiores reservas estão localizadas na Província de Carajás, no Pará, com quase 80% das jazidas, e em Caraíbas na Bahia, etc. No entanto, a produção não é suficiente para atender as necessidades nacionais, sendo assim necessário a importação.

Cobre
Cobre

Carvão Mineral: O carvão brasileiro engloba algumas impurezas (enxofre e cinzas), o que acarreta na desvalorização do seu valor no mercado. Os estados que mais produzem o carvão mineral, estão localizados na Região Sul do país, o estado de Santa Catarina, tem o carvão de melhor qualidade, sendo o maior produtor nacional (61%); e o Rio Grande do Sul é o 2° produtor (36%);

Quartzo: é um minério muito utilizado na indústria da eletroeletrônica e da informática. O Brasil possui quase a totalidade mundial de produção/extração de quartzo em estado natural.

Quartzo
Quartzo

Quais recursos minerais o Brasil importa ?

Mesmo sendo um país com uma vasta quantidade de minérios, existem alguns que apresentamos uma carência. Alguns dos fatores que causam essa deficiências é a de aproveitamento adequado, devido à ausência de tecnologia para sua exploração e beneficiamento.

Outrossim,  ainda podemos destacar o tamanho das jazidas (consumimos mais do que conseguimos produzir), sendo assim, importamos alguns minerais, como:

Carvão metalúrgico;

Chumbo;

Enxofre;

Fosfato;

Fluorita;

Potássio;

Prata;

Tungstênio.

Curiosidades

O Brasil possui cerca de aproximadamente 9% das reservas minerais do mundo.

A maior parte do lucro das extrações não fica em nosso território.

O Brasil possui a maior reserva de nióbio do mundo, representando assim cerca de 90% do planeta, também é do Brasil cerca de 50% das reservas de barita e grafita natural.

O Brasil é o segundo maior produtor mundial de minério de ferro, superado apenas pela a China, e divide com a Austrália a liderança das exportações de minério de ferro.

3 comentários em “Conheça os principais recursos minerais explorados no Brasil e algumas curiosidades

  1. Pingback: Requerimento de lavra Garimpeira: o que é, como requerer e os procedimentos legais para fazer isso - Cristal Jr

  2. Pingback: Rochas ornamentais: fique por dentro das últimas mudanças na Lei - Cristal Jr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *