O níquel é um metal de transição brilhante com símbolo químico Ni e número atômico 28. É um elemento notável com uma ampla gama de aplicações e significado em diversas indústrias. Desde as suas ocorrências naturais nas profundezas da crosta terrestre até ao seu papel fundamental na tecnologia moderna, o níquel conquistou o seu lugar como um elemento vital nas nossas vidas. Neste artigo, exploraremos as ocorrências, usos e importância do níquel.

Ocorrências

O níquel é um elemento relativamente abundante, mas não é frequentemente encontrado na natureza em sua forma metálica pura. Em vez disso, é normalmente encontrado como parte de minérios, frequentemente associados a outros metais como ferro, cobre e enxofre. Os principais minérios de níquel são os lateríticos e sulfetados.

Os depósitos de sulfetos são formados pela segregação de níquel e outros minerais de sulfetos de um magma durante o resfriamento e solidificação de uma rocha vulcânica ou intrusiva. A Pentlandita é o mineral de sulfeto de níquel mais comum. É um mineral de cor bronze prateado que normalmente ocorre em formas massivas, disseminadas ou semelhantes a veios em rochas ultramáficas ou máficas.

Pentlandita: fonte – geologyscience.com

Os depósitos de níquel laterítico, formados pelo intemperismo e lixiviação de rochas ultramáficas, o que resulta no acúmulo de minérios de limonita e saprólitos ricos em níquel. São encontrados em regiões tropicais, e representam uma fonte significativa de produção desse minério.

A China é o maior produtor mundial de níquel, outros grandes países produtores de incluem Rússia, Japão, Austrália e Canadá.

O Brasil também possui reservas deste mineral, estando estas localizadas nos estados da Bahia, Goiás, Pará, Piauí, Minas Gerais e São Paulo. Com quase 3% da produção mundial, o Brasil figura na 9ª colocação entre os países produtores.

Usos de níquel

A versatilidade do deste elemento o torna um metal indispensável em diversos setores da indústria, sendo alguns dos seus usos:

Moeda de 50 centavos de Real feita de cuproníquel.. Fonte: Brasil Escola

O níquel, com suas diversas ocorrências e amplas aplicações, nos mostra a importância desse metal no nosso mundo moderno. Isto porque suas contribuições vão desde uma melhora na durabilidade e estética de itens de uso diário até a viabilidade de ocorrer avanços tecnológicos, como veículos elétricos e energias renováveis, uma vez que é um metal que molda nosso mundo moderno de maneiras que nem sempre percebemos. À medida que continuamos a inovar e a desenvolver novas tecnologias, o níquel provavelmente continuará a ser um elemento importante.


Ficou interessado? Quer saber mais? Entre em contato com a gente por nossas redes sociais e tire suas duvidas. Será um prazer atender você!

Precisa de assessoria em seus serviços minerários? Interessado em nossos cursos? Entre em contato com a gente, aqui, nossa prioridade é você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda em serviços minerários?