Os maiores minerais encontrados no mundo até hoje: quais são, onde foram encontrados, quantos eles pesam?

Você já se perguntou qual foi o maior mineral encontrado até hoje? Onde será que ele foi encontrado?

Nesse artigo você conhecerá sobre os 6 maiores minerais encontrados atualmente. Além disso, se você quer saber quais são os 5 minerais mais usados atualmente é só clicar aqui: Top 5 bens minerais mais usados no mundo e ler nosso artigo.

Mas, deixa de conversa e vamos ao que interessa!

O que são minerais?

Antes de começarmos a falar sobre os maiores minerais encontrados até hoje, é importante saber o que é mineral, concorda comigo?

Bom, nós já temos um artigo que fala sobre o que é mineral, além disso, ele também fala sobre a diferença entre minério e mineral, o link é esse Mineral, minério e depósito mineral: quais as diferenças entre eles?.

Mas, vou te dar um breve resumo do que é mineral: os minerais são corpos naturais e sólidos originados de processos inorgânicos. São classificados a partir de sua composição química e organização do sistema cristalino (que vai definir a forma do mineral).

Bom, agora que já sabemos o que é um mineral, veremos a seguir sobre quais são os maiores encontrados até hoje.

Quais são os maiores minerais encontrados até hoje? Onde eles foram encontrados?

Esmeralda:

Uma esmeralda GIGANTE, que tem 1,3 metros de altura e pesa cerca de 360 kg, foi encontrada na Mina da Carnaíba, no município de Pindobaçu, norte do estado da Bahia. A região é conhecida pela exploração desse mineral. Esta é a segunda pedra de grande porte encontrada na região. A primeira foi achada em 2001 e tinha 20 kg a mais e foi avaliada em cerca de R$ 1 bilhão.

A pedra foi localizada a 200 metros de profundidade pela Cooperativa Mineral da Bahia, que tem autorização para explorar a área, e foi vendida a um minerador da região. Por motivos de segurança, o dono da pedra bruta não quis dar entrevista e nem informou quanto pagou pela esmeralda.

Uma curiosidade é que a esmeralda Bahia, encontrada em 2001, foi levada para os Estados Unidos ilegalmente e, durante vários anos, foi motivo de uma disputa judicial entre o governo brasileiro e o americano. Até que, em 2015, foi decidido que a pedra ficaria nos Estados Unidos.

Figura 1: Maior Esmeralda achada por mineradora em Pindobaçu, norte da Bahia – Foto: Reprodução/ TV São Francisco
Figura 2: Esmeralda Bahia tem 20 kg a mais e foi encontrada na mesma mina, em 2001. Pedra está nos Estados Unidos — Foto: Reprodução/ TV São Francisco.

Diamante:

Lucara Diamond Corp. descobriu um diamante de nada menos nada mais que 998 quilates de cor branca. Sua mina é localizada em Botswana – e devemos dizer que esta pedra é ENORME.

Segundo a empresa, a pedra foi recuperada a partir da moagem direta de minério proveniente de uma área do Lobo Sul, que segue uma notável série de recuperações de diamantes. Em novembro de 2015, Lesedi La Rona, o segundo maior diamante com qualidade de gema já encontrado, foi descoberto na mina Karowe em Botswana também.

Figura 3: Maior Diamante do mundo. Foto: divulgação/Lucara Diamond

Até hoje a mina Karowe produziu 31 diamantes com mais de 100 quilates, incluindo 10 diamantes com mais de 200 quilates, até mesmo o Sethunya de 549 quilates e o diamante de 998 quilates recém-descoberto. 

Eira Thomas, o CEO, disse em um comunicado que “Lucara está extremamente satisfeita com a recuperação contínua de grandes diamantes de alta qualidade do Lóbulo Sul da mina Karowe. Recuperar dois diamantes com mais de 500 quilates em 10 meses junto com os muitos outros diamantes de alta qualidade em todas as faixas de tamanho é uma prova do aspecto único do recurso em Karowe e da capacidade da mina de recuperar esses diamantes grandes e raros”. 

Cá entre nós, eu estou abismada com a sorte desse CEO, só queria 1 diamante de 18 quilates.

Pepita de ouro:

Em 5 de fevereiro de 1869, na província de Victoria na Austrália, dois ingleses com idade mais avançada vieram da Cornualha depois de sete anos, encontraram a maior pepita da história: 72 quilos de ouro, que estavam enterrados a poucos centímetros abaixo da superfície. 

Figura 4: Maior pepita de Ouro já encontrada. Fonte: Reprodução Dunolly Museum.

Turmalina Paraíba:

A Turmalina Paraíba é uma das pedras mais valiosas que existem, e a maior do mundo foi extraída aqui no Brasil.

Figura 5: Turmalina Paraíba

Foi na cidade de São José da batalha que saiu a maior Turmalina Paraíba. Hoje as principais minas do mundo estão localizadas no estado da Paraíba e Rio Grande do Norte.

Figura 6: O colar onde está cravada da maior turmalina paraíba do mundo.

Batizada de Etheral Carolina Divine, a pedra pesa impressionantes 191,87 quilates e atualmente não está mais no Brasil. A Etheral Carolina Divine atualmente é de propriedade do filantropo canadense Vicente Boucher e considerada e maior turmalina paraíba do mundo, inclusive pelo Guines Book.

A pedra foi colocada em um colar e está avaliada em mais de 125 milhões de dólares, o equivalente a quase meio bilhão de reais. Seguramente ela está entre as pedras preciosas mais valiosas do mundo.

Quartzo:

Este gigantesco aglomerado de cristal de quartzo natural foi extraído da mina de quartzo de Coleman, perto de Jessieville, no Arkansas.

Esta mina foi e é a mina de quartzo mais produtiva do Arkansas. Tem vindo a produzir cristais de quartzo em grandes quantidades desde 1943. Quando está a funcionar, produziu cerca de 60.000 libras de cristais de quartzo durante um bom mês.

Figura 7: Enorme aglomerado de quartzo claro extraído na mina de cristal Coleman em Jessieville, Arkansas.

Calcita verde:

Pesando cerca de 1,4 kg, a preciosidade foi extraída no garimpo da Família Broglio na localidade da Linha Alta município de Ametista do Sul, no RS.

Figura 7: Foto – Divulgação.

Conclusão

Enfim, esses foram os maiores minerais encontrados no mundo até hoje. Espero que algum dia você também encontre um e entre para essa lista, mas enquanto isso não acontece, fique ligado nas nossas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *