Topografia e Mineração: saiba qual a ligação entre elas

Você já se perguntou qual a ligação entre topografia e mineração? Se quer saber mais sobre esse assunto, fica aqui comigo que nós vamos entender mais sobre o que é topografia, os seus levantamentos, como ela é utilizada na mineração, além de várias informações pertinentes.

O que é Topografia?

Antes de mais nada, precisamos saber a definição de topografia, já que iremos falar sobre isso durante todo o artigo. Então, a topografia é a ciência que faz o estudo dos métodos e instrumentos com o objetivo de fazer uma representação gráfica de uma parte do terreno sobre uma superfície plana.

A intenção dessa ciência é determinar o contorno, dimensão e posição de um determinado terreno, contudo, nós não podemos esquecer que a topografia não leva em conta a curvatura da Terra.

O que é levantamento topográfico e quais são os seus tipos?

Então, o levantamento topográfico ocorre quando são realizadas várias medições em um terreno com o objetivo de, em uma planta, representar sua situação (divisão, distância e diferenças de nível).

Além disso, geralmente, o levantamento topográfico é divido em três tipos:

Planimétrico: trata-se de um levantamento bidimensional, onde são levados em consideração os limites do terreno e distâncias entre pontos notáveis existentes;

Figura 1: Levantamento planimétrico. Fonte: Reprodução.

Altimétrico: aqui, diferente do anterior, trata-se de um levantamento tridimensional, onde o objetivo é determinar a altitude de um determinado ponto;

Figura 2: Levantamento altimétrico. Fonte: Reprodução.

Planialtimétrico: basicamente, é a aplicação dos dois levantamentos citados acima.

Figura 3: Levantamento planialtimétrico. Fonte: Reprodução.

Um processo que utiliza muito dessas técnicas é o georreferenciamento, que você pode ler mais sobre ele em um artigo publicado no nosso blog.

Como a topografia é utilizada na mineração?

Bom, explicado o que é topografia e seus diferentes tipos de levantamento, agora vamos entender o porquê ela é usada na mineração.

No setor minerário a topografia serve para fazer a representação e medição do terreno em que os trabalhos de lavra e pesquisa mineral serão realizados. Além de sua importância na questão da produtividade, a topografia também tem sua importância na questão da segurança dos trabalhadores, tendo em vista que, como tratado nas Normas Regulamentadoras da Mineração, só é permitido iniciar algum trabalho de desenvolvimento de uma mina quando se tem os levantamentos topográficos da área.

Na etapa da pesquisa mineral, a topografia é de suma importância para o mapeamento geológico, permitindo a abertura de picadas, para a locação dos furos de sondagem e também no piqueteamento para métodos geofísicos.

Já na parte da lavra é ela é indispensável e para a visualização da condição do terreno a ser explorado e também por aspectos de segurança. Nessa etapa a topografia difere suas atividades quando a lavra é a céu aberto ou subterrânea, você pode conhecer um pouco mais sobre essas duas lavras no nosso blog.

Topografia na Lavra a céu aberto

Aqui, a topografia atua em diversas frentes. Algumas delas são as condições e demarcações dos depósitos de minério, no acompanhamento da estabilidade dos taludes, atualizações das bancadas, localização das perfurações, entre outras atividades.

Além disso, não podemos esquecer a questão da segurança, onde a topografia tem papel fundamental fazendo com que as dimensões definidas previamente nos testes litológicos sejam devidamente atendidas e, consequentemente, fazendo com que os trabalhadores envolvidos no projeto não corram riscos desnecessários.

Topografia na Lavra subterrânea

Na mineração subterrânea, a topografia é utilizada para o cálculo de projeção das galerias, isso sendo feito pela delimitação das galerias em referência a um poligonal na superfície através do transporte de coordenadas. Além disso, é usada também para o direcionamento das frentes de lavra, mudanças na configuração da mina e o trânsito dos veículos no seu interior.

A utilização dessa ciência na lavra subterrânea está prevista nas determinações da ANM (Agência Nacional de Mineração) antigo DNPM (Departamento Nacional de Pesquisa Mineral).

NR’s da mineração

Como dito anteriormente, só é permitido iniciar algum trabalho de desenvolvimento em uma mina quando se tem os levantamentos necessários da área a ser explorada. Isso acontece para que as pessoas que vão trabalhar na mina tenham a devida segurança na realização das suas tarefas. Para garantir essa seguridade aos trabalhadores existem as NR’s da mineração que fornecem orientações dobre como os procedimentos obrigatórios devem ser realizados.

As Normas Regulamentadoras da mineração (NRM) relacionadas a topografia podem ser encontradas no site da DNPM, que como mencionado anteriormente é a atual ANM.


Ficou interessado? Quer saber mais? Entre em contato com a gente por nossas redes sociais e tire suas duvidas. Será um prazer atender você!

Precisa de assessoria em seus serviços minerários? Interessado em nossos cursos? Entre em contato com a gente, aqui, nossa prioridade é você!

1 comentário em “Topografia e Mineração: saiba qual a ligação entre elas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *